Bombeiros combatem incêndios criminosos em Andradas

Bombeiros combatem incêndios criminosos em Andradas

Atualizado em 18 de julho de 2025

O Corpo de Bombeiros Militar de Andradas atendeu, nesta quinta-feira (17), duas ocorrências de incêndio em área de mata ciliar no bairro Vila Mosconi. As chamas destruíram mais de 3 mil metros quadrados de vegetação, embora não tenham deixado feridos.

O primeiro foco foi registrado por volta das 14h, na Rua Veneza. O fogo atingiu um terreno com vegetação próximo a uma área de preservação ambiental. Quatro militares atuaram no combate às chamas por cerca de uma hora, utilizando aproximadamente 2 mil litros de água, abafadores e ferramentas de sapa. Segundo relatos de testemunhas, adolescentes teriam iniciado o incêndio intencionalmente e fugido antes da chegada da guarnição. Os suspeitos não foram identificados.

Cerca de seis horas depois, por volta das 20h, uma nova ocorrência foi registrada na Rua Acir Costa, também na faixa de mata ciliar. A operação, que durou cerca de 40 minutos, consumiu cerca de mil litros de água e também contou com o uso de bomba costal e abafadores. A suspeita é de que o segundo incêndio tenha sido criminoso, mas ainda não há confirmação oficial.

O Corpo de Bombeiros alerta que, durante o período de estiagem, o risco de propagação de incêndios em vegetações é elevado. Além dos danos ao meio ambiente, esse tipo de prática representa ameaça à vida e ao patrimônio e é considerado crime ambiental, conforme a Lei Federal nº 9.605/1998.

A corporação reforça que qualquer foco de incêndio deve ser comunicado imediatamente pelo telefone de emergência 193.

Compartilhe:

Compartilhe