Calor e lixo acumulado favorecem aparecimento de escorpiões em Poços
Atualizado em 27 de agosto de 2025

Moradores e comerciantes nas proximidades do pontilhão em Poços de Caldas têm registrado o aparecimento de escorpiões no local. Segundo a Vigilância Ambiental, as altas temperaturas favorecem a proliferação desses animais peçonhentos e aumentam sua atividade.
No ano de 2024, a cidade registrou quase 30 casos de picadas de escorpião, reforçando a importância de medidas preventivas para evitar acidentes.

O coordenador da Vigilância Ambiental, Jorge Ferreira do Lago, explica que o escorpião é um animal sinantrópico, adaptado ao ambiente urbano, e se alimenta principalmente de baratas. Por isso, medidas preventivas dentro de casa são essenciais:
- Evitar acúmulo de lixo ou materiais inservíveis nos quintais;
- Armazenar o lixo doméstico em lixeiras vedadas;
- Vedar ralos e frestas em muros;
- Manter quintais e terrenos limpos para reduzir o surgimento de baratas.

Em caso de picada de escorpião, a orientação é buscar atendimento médico imediatamente e não usar soluções caseiras. Se possível, capture o animal com segurança para que a equipe de saúde avalie o tratamento adequado. O escorpião mais comum na região é o marrom, perigoso principalmente para crianças até 12 anos, idosos ou pessoas com comorbidades, podendo levar ao óbito.
Para denúncias ou solicitações de intervenção, a população deve entrar em contato com a Vigilância Ambiental pelo telefone (35) 3697-5977.