Inaugurado oficialmente em 7 de setembro de 1996, o Espaço Cultural da Urca é um dos mais importantes patrimônios arquitetônicos e culturais de Poços de Caldas (MG). Instalado onde antes funcionava o Cassino da Urca, símbolo do glamour da cidade nas décadas de 1930 e 1940, o espaço representa não apenas um marco da arquitetura e da história do turismo local, mas também um centro vital para a produção e difusão cultural no município.
No entanto, quase três décadas após sua reinauguração como espaço cultural, o que se vê hoje é um cenário de abandono, desgaste estrutural e visível descaso com a preservação do patrimônio público. As marcas do tempo e da falta de manutenção saltam aos olhos de quem frequenta ou visita o local: infiltrações nas paredes, pintura descascada, iluminação precária, equipamentos deteriorados e estruturas comprometidas, tanto interna quanto externamente.
A reportagem entrou em contato com a Secretaria Municipal de Obras, que reconheceu a situação. Segundo o secretário José Benedito Damião, intervenções emergenciais devem ser feitas ainda neste mês:
“Eu acredito que nos próximos dias devemos estar fazendo algumas melhorias, algumas intervenções para que dê melhores condições de uso. Não vai ser uma reforma, vai ser apenas, por exemplo, uma pintura. Tem uma situação de piso ruim, entendeu? Uma melhoria até que se tenha um projeto definido para aquela área”, explicou o secretário.