Obras de água e esgoto para novo presídio de Poços começam na próxima segunda-feira
Atualizado em 5 de setembro de 2025

Em reunião realizada na última terça-feira (2), a diretoria do DMAE e representantes da empresa Vale definiram o início das obras de infraestrutura de água e esgoto para a nova unidade prisional de Poços de Caldas. Os trabalhos começam na próxima segunda-feira (8) e contemplarão quatro das sete obras previstas para o local.
Além de garantir abastecimento de água e esgotamento sanitário ao novo presídio, as intervenções devem melhorar significativamente o fornecimento na região sul da cidade, com o aumento da reservação de 1.000 m³ para cerca de 3.200 m³. O projeto das obras foi realizado pela equipe técnica do DMAE e será executado por empresas terceirizadas.

Ao todo, serão construídos quase 9 km de redes — 7,3 km de linhas de recalque e distribuição de água tratada e 1,6 km de rede de esgoto —, além de um reservatório de 1.200 m³ e uma estação de tratamento de esgoto (ETE) com capacidade para atender integralmente o presídio. As obras serão custeadas pela Vale, por meio de Termo de Colaboração com a Prefeitura, e a operação da ETE e da rede de abastecimento será de responsabilidade do DMAE.

O presídio
Com capacidade para 628 vagas, o novo presídio será referência em tecnologia, automação e ressocialização. O projeto foi desenvolvido pela Vale em parceria com o Depen-MG e a Subsecretaria de Gestão Administrativa, Logística e Tecnologia (Sulot), da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). Após a conclusão, a administração da unidade ficará a cargo do Governo de Minas, seguindo todas as normas do Departamento Penitenciário do Estado.