Começou nas Unidades Básicas de Saúde de Poços aplicação de reiki. Marciana Souza Isidoro, técnica em Administração de Empresas, foi uma das primeiras pacientes que recebeu a aplicação. “Eu travei a escápula e durante a sessão ela não tocou o meu corpo mas a sensação era a de que tinha tocado. Achei muito bom, muito relaxante”.
Esse tratamento É um complemento que a equipe de saúde oferece aos usuários do SUS. A introdução do Reiki nas UBSs faz parte da Política Nacional de Práticas Integrativas – PICs. Em Poços, voluntários farão as aplicações sem custo, nas unidades de saúde. “Um dos papéis do vereador é fazer uma articulação positiva para que bons projetos sejam realizados. O Eduardo junto com um grupo de voluntários apresentou o projeto e eu o levei até a Secretaria de Saúde que aceitou a sugestão e hoje ele começa a ser colocado em prática”, disse o vereador Gustavo Bonafé. “O Reiki tem duas funções que são o auto equilíbrio e a ajuda ao próximo. Então, este projeto aumenta a possibilidade de auxílio, de gerar bem estar, ao mesmo tempo em que permite a experiência prática e isso é impagável”, afirmou o terapeuta vibracional e professor de Reiki, Eduardo Fernando da Fonseca, um dos responsáveis pela iniciativa de voluntariado.
O Reiki
É uma prática de imposição de mãos que visa a aproximação ou o toque sobre o corpo da pessoa com a finalidade de estimular os mecanismos naturais de recuperação da saúde. Baseado na concepção vitalista de saúde e doença também presente em outros sistemas terapêuticos, considera a existência de uma energia universal canalizada que atua sobre o equilíbrio da energia vital com o propósito de harmonizar as condições gerais do corpo e da mente de forma integral.