Trem turístico que liga Poços de Caldas à Águas da Prata deve ser reativado

A linha funcionou como transporte de passageiros até 1976 e na década de 1990, virou um trem turístico (Reprodução/Prefeitura Águas da Prata)
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

O governador de Minas deve ser informado oficialmente sobre o interesse nos próximos dias

Alice Dionisio | 10h53

O prefeito de Águas da Prata, Carlos Henrique Fortes Dezena, acompanhado da Secretária Municipal de Turismo e Cultura, se reuniu na manhã de ontem (03) com o Secretário de Turismo de Poços de Caldas, Ildeu Pereira e o Diretor de Turismo para discutir a reativação do trem turístico que liga as duas cidades.
Segundo Ildeu, o interesse partiu do Governo de Minas para reativar as linhas de trem do estado e Poços de Caldas seria prioridade. “A Secretaria de Infraestrutura Ferroviária entrou em contato conosco dizendo que é interessante reativar esta linha que liga duas cidades turísticas e, principalmente, dois estados (Minas Gerais e São Paulo)” afirma.
Uma carta de intenção foi assinada para formalizar essa parceria entre os dois municípios e deve ser entregue nos próximos dias à Romeu Zema. “Ficamos felizes com a visita e muito empolgados. Como o interesse parte do governo, isso nos dá mais esperança de que o projeto possa finalmente ser executado” diz Carlos Henrique Dezena.
O projeto ainda está sendo desenvolvido e, portanto, não há uma previsão de quando ele seja colocado em prática. Também será feito um estudo para que uma empresa privada possa explorar o transporte turístico. Caso ele se concretize, o local deve passar por algumas adequações e deve contar com área de alimentação e promoção de artesanato.

Percurso
O trajeto vai percorrer 24,5 km da estrada de ferro. O passeio corta parte da Serra da Mantiqueira, justamente o trecho que liga o centro de Águas da Prata com a Estação Bauxita, no centro de Poços de Caldas. Quem fizer o passeio poderá se deparar com cenários como os pilares da Mogiana, feitos de ferro, que pertenciam à linha original, inagurada por Dom Pedro II em 1886.

História do Trem Turístico
A linha funcionou como transporte de passageiros até 1976 e na década de 1990, virou um trem turístico, que funcionou apenas naquela década. Em 2015, a Prefeitura de Poços de Caldas conseguiu um termo de cessão para uso gratuito do trecho da linha férrea entre a antiga Estação Ferroviária da cidade e a Estação Ferroviária Bauxita. Pelo documento, o Governo Federal, por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), cedeu oficialmente a linha férrea para Poços de Caldas em um contrato de 20 anos, que pode ser prorrogado.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.