Nesta nova etapa da vacinação contra Covid-19, estão sendo contempladas com o imunizante pessoas com comorbidades a partir de 30 anos, gestantes e puérperas com comorbidades a partir de 18 anos.
Para a vacinação, além de identidade, CPF, Cartão do SUS e Carteira de Vacinação, é necessário também e laudo médico que comprove a comorbidade e comprovante de residência é necessário. A definição da lista de comorbidades é definida pelo Plano Nacional de Operacionalização de Vacinação (PNO).
O município recebeu na tarde de ontem (24), 1.170 doses de vacina da PFIZER, destinadas para gestantes e puérperas com comorbidades, e também contemplará também pessoas com comorbidades a partir de 30 anos e pessoas com deficiências cadastradas no BPC, conforme determinação da Nota Informativa – 18ª versão, divulgada dia 21/05/2021, também poderão ser imunizadas com a vacina da Pfizer.
No caso de Hipertensão são vacinados os seguintes casos:
– Hipertensão Arterial Resistente – aquela em que o paciente toma pelo menos quatro medicações de classes diferentes e mesmo assim não consegue manter os níveis pressóricos normais.
-Hipertensão Arterial Grau 3 – que é considerada grave
– Hipertensão arterial Grau 1 e 2 – são as duas hipertensões arteriais menos graves, mas pra vacinar com esse grau, é necessário ter outra comorbidade ou doença associada, ou o que é conhecido como “lesão de órgão alvo”, que é lesão de coração, rim de encéfalo ou de vasos por conta da hipertensão.
Confira na listagem abaixo quais comorbidades se encaixam para a imunização.