06 de agosto: dia nacional dos profissionais da educação

06 de agosto: dia nacional dos profissionais da educação

Atualizado em 6 de agosto de 2025


Nesta quarta-feira (06), é celebrado em todo o país o Dia Nacional dos Profissionais da Educação, data oficializada pela Lei nº 13.054/2014, com o objetivo de valorizar os trabalhadores que atuam na formação de crianças e adolescentes no ambiente escolar.

A homenagem vai além dos professores. A data reconhece o trabalho de todos os profissionais que fazem parte da rotina educacional, como diretores, coordenadores, orientadores, auxiliares, merendeiras, inspetores e demais colaboradores que contribuem diariamente para o desenvolvimento do ensino.

Em Poços de Caldas, a rede municipal de ensino conta com mais de 3 mil servidores, segundo a Secretaria Municipal de Educação. Esses profissionais atuam em escolas, centros de educação infantil e outras unidades, garantindo o funcionamento de um sistema público que atende milhares de estudantes em diferentes regiões da cidade.

Para Margareth Silva, especialista em educação básica da rede estadual que atua em Poços de Caldas, ser profissional da educação é mais do que ensinar:

“Ser um profissional da educação é se doar, é dividir saberes, é agregar na vida de alguém, reconstruir pontes em vez de muros. É estar ao lado, é compartilhar saberes. E como diz Paulo Freire, não tem como a gente falar de educação sem falar de amor. A educação necessita de empatia, necessita de amor. Apesar de todos os desafios encontrados no atual mundo, com o baixo reconhecimento salarial, a maioria da população que hoje encontramos nas escolas são pessoas que acreditam no poder transformador da educação.”

 

Quem também vive essa realidade é Artênio de Oliveira, diretor pedagógico de uma escola particular em Poços de Caldas. Ele reforça que a educação envolve todos os que atuam no ambiente escolar:

“Ser um profissional de educação é um conceito bastante amplo. Considero educador todo aquele que trabalha dentro dos muros de uma escola, ostente ele uma placa sobre sua mesa, um giz na mão ou as chaves do portão. Todos temos nossas responsabilidades que vão muito além de alfabetizar, despertar criticidade ou estimular o conhecimento. Curamos machucados, ouvimos histórias, aconselhamos. Despertamos sentimentos, marcamos vidas. Somos agentes sociais, formamos cidadãos e construímos futuros.”

Segundo Artênio, os desafios são muitos, mas não maiores que a missão:

“A terceirização afetiva delegada aos educadores choca, e as carências que ultrapassam o aspecto pedagógico são realidade. O direito de cátedra esbarra em polarizações e os valores éticos e morais sofrem questionamentos. Tudo isso nos desafia, mas também nos impulsiona. Quebrar padrões e vencer desafios é a nossa especialidade.”

 

Já o vereador Tiago Mafra, que também atua na área da educação, destaca o papel do educador como mediador entre o conhecimento e o desenvolvimento humano:

“O profissional da educação é a pessoa responsável por fazer a mediação entre as crianças, que estão chegando ao mundo, e tudo que as cerca — o conhecimento, o humano, tudo que a civilização já produziu de saber científico e sistematizado. O grande desafio hoje é a baixa valorização atribuída a essa função. Por isso, é essencial buscar mecanismos de reconhecimento e melhores condições de trabalho, como a valorização financeira, a redução do número de alunos por sala, a presença de equipes completas nas escolas e um suporte intersetorial mais eficaz.”

Segundo ele, o papel do legislativo é justamente atuar para garantir melhores estruturas e reconhecimento à categoria:

“São várias as formas pelas quais podemos contribuir. Fiscalizar, propor melhorias estruturais e lutar por salários dignos é parte do nosso dever para assegurar que esses profissionais tenham condições adequadas para exercer seu papel.”

A data também remete ao legado de educadores como Paulo Freire, patrono da educação brasileira, que eternizou a ideia de que o processo de ensino é uma via de mão dupla:

“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para sua produção ou sua construção. Quem ensina, aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender.”

Neste 6 de agosto, o reconhecimento vai para cada profissional que, com dedicação, amor e coragem, ajuda a construir o futuro — dentro e fora das salas de aula de Poços de Caldas.


 

 

 

Compartilhe:

Compartilhe