Cristo Redentor de Poços é reconhecido como patrimônio cultural de Minas

Cristo Redentor de Poços é reconhecido como patrimônio cultural de Minas

Atualizado em 20 de janeiro de 2026

O Cristo Redentor, localizado na Serra de São Domingos, em Poços de Caldas (MG), foi oficialmente reconhecido como bem de relevante interesse cultural para o estado de Minas Gerais. O reconhecimento está previsto na Lei nº 25.743, sancionada na segunda-feira, 19 de janeiro de 2026, e publicada no Diário Oficial do Estado nesta terça-feira, 20 de janeiro de 2026.

A medida está amparada nos critérios estabelecidos pela Lei nº 24.219, de 15 de julho de 2022, que dispõe sobre o reconhecimento de bens, expressões e manifestações culturais de relevância para o patrimônio cultural mineiro. A legislação tem como objetivo valorizar referências culturais ligadas aos diferentes grupos formadores da sociedade em Minas Gerais.

foto: Victor Imesi/TV Poços

Inaugurado em 13 de maio de 1958, o Cristo Redentor de Poços de Caldas é um dos principais cartões-postais do município. Instalado no ponto mais alto da Serra de São Domingos, o monumento pode ser avistado de diversas regiões da cidade e consolidou-se, ao longo das décadas, como símbolo da identidade local.

A imagem possui cerca de 30 metros de altura e pesa aproximadamente 120 toneladas. Com a estrutura da base, o peso total chega a 500 toneladas. Além do valor histórico e cultural, o Cristo é um dos pontos turísticos mais visitados de Poços de Caldas, com acesso por teleférico, trilhas ou estrada, atraindo moradores e visitantes ao longo de todo o ano.

Compartilhe:

Compartilhe