Dia do Psicólogo: especialista de Poços destaca desafios e importância da saúde mental
Atualizado em 27 de agosto de 2025

27 de agosto é celebrado o Dia do Psicólogo, data que homenageia os profissionais dedicados ao cuidado com a saúde mental e ao bem-estar emocional. Em um mundo cada vez mais acelerado e exigente, esses profissionais têm papel fundamental no apoio às pessoas diante dos desafios cotidianos.

O psicólogo Daniel Furtado, que atua em Poços de Caldas, destaca que a importância da profissão está diretamente ligada ao estilo de vida moderno.
“São muitas demandas, muitas cobranças, muitas necessidades e, muitas vezes, a pessoa se desorganiza e se desestabiliza emocionalmente. O espaço terapêutico é um lugar de confiança, onde a pessoa pode se expressar e refletir sobre o momento que está passando e quais atitudes pode ter para aumentar sua qualidade de vida e bem-estar”, afirma.
Segundo ele, a saúde mental na atualidade enfrenta desafios significativos, como a exposição excessiva às redes sociais, o aumento do estresse e da ansiedade, além de casos de isolamento social e depressão.
“Saúde mental é um assunto que pertence a todas as classes sociais e pode atingir qualquer pessoa, em qualquer momento da vida. Por isso, precisamos sempre falar sobre o tema e buscar meios de enfrentar os desafios que a vida nos apresenta”, ressalta.

Furtado também observa que a procura por atendimento psicológico vem crescendo em todo o país, fenômeno que também se reflete em Poços de Caldas.
“O Brasil é um dos países mais ansiosos do mundo. Questões familiares, profissionais, financeiras ou afetivas podem desorganizar emocionalmente uma pessoa, que precisa de acompanhamento. Depois da pandemia, diminuiu o preconceito com a psicologia, e as pessoas passaram a procurar mais auxílio, entendendo que o psicólogo não é só para tratar problemas graves, mas também para apoiar no sofrimento emocional do cotidiano.”
Por fim, o psicólogo reforça que buscar ajuda é um passo essencial para prevenir transtornos mais sérios e encontrar equilíbrio.
“Muitas vezes a pessoa está passando por um momento em que o sofrimento está mais alto do que ela pode suportar. O psicólogo pode ajudar com técnicas e conhecimento, auxiliando a encontrar melhores formas de alcançar qualidade de vida e equilíbrio emocional”, conclui.