Lobo-guará é encontrado morto às margens de rodovia em Poços
Atualizado em 14 de agosto de 2025

Nesta quinta-feira (14), um lobo-guará foi encontrado morto, provavelmente vítima de atropelamento, às margens da BR-267, em Poços de Caldas, na altura próxima à Universidade Federal de Alfenas (Unifal). O trecho onde o animal foi localizado conta com placa de sinalização alertando para a presença de fauna silvestre, o que indica a importância de atenção redobrada por parte dos motoristas.
O lobo-guará é o maior canídeo da América do Sul e símbolo do Cerrado brasileiro. Apesar de sua aparência lembrar a de um lobo, não é um predador perigoso para humanos, alimentando-se principalmente de frutos, pequenos mamíferos, aves e insetos.

A espécie é classificada como quase ameaçada pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) e ameaçada de extinção em Minas Gerais. A perda de habitat e os atropelamentos em rodovias estão entre as principais causas de mortalidade do animal. Segundo especialistas, a construção de passagens de fauna e o respeito aos limites de velocidade em áreas sinalizadas são medidas essenciais para reduzir esse tipo de ocorrência.
Em Poços de Caldas e região, a presença do lobo-guará é ocasional, já que o município está em uma área de transição entre Mata Atlântica e Cerrado, o que explica aparições esporádicas próximas a zonas rurais e áreas de preservação.