Obra do novo presídio avança às margens da BR-146

Obra do novo presídio avança às margens da BR-146

Atualizado em 2 de agosto de 2025

foto: Victor Imesi/TV Poços

A construção do novo presídio em Poços de Caldas avança em ritmo acelerado. Localizada às margens da rodovia BR-146, sentido Andradas, a unidade vai ampliar em 628 vagas o sistema prisional de Minas Gerais.

Além do complexo penitenciário, a obra incluiu melhorias na infraestrutura do entorno, como a construção de um trevo de acesso e serviços de pavimentação asfáltica realizados pela empresa responsável.

O projeto é resultado de um termo de compromisso firmado em maio de 2020 entre o Governo de Minas Gerais, o Ministério Público e a empresa Vale. O acordo prevê a construção de duas novas unidades prisionais para substituir presídios localizados próximos a barragens, que precisaram ser desativados por questões de segurança.

Em Poços de Caldas, com a entrada em operação do novo presídio, a unidade prisional atualmente em funcionamento na cidade será desativada. A medida busca garantir mais segurança e melhores condições para servidores, internos e visitantes.

foto: Victor Imesi/TV Poços

Segundo o Governo de Minas, o novo presídio será referência em tecnologia, automação e políticas de ressocialização. O projeto foi desenvolvido pela Vale, em parceria com o Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG) e a Subsecretaria de Gestão Administrativa, Logística e Tecnologia (Sulot) da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).

Problemas com alimentação quase paralisam obra

Recentemente, o fornecimento de marmitas aos trabalhadores da obra gerou reclamações e quase provocou a paralisação dos serviços no canteiro. Segundo a empresa responsável pela construção, contratada pela Vale, o restaurante que fornecia as refeições foi substituído e a situação já está regularizada.

Após a conclusão da obra, a administração da unidade será transferida ao Estado, que ficará responsável pela operação, obedecendo a todos os protocolos e diretrizes estabelecidos pelo sistema prisional mineiro.

Compartilhe:

Compartilhe