Símbolo da cultura e do jornalismo, Roberto Tereziano recebe comenda Dom Pedro II

Símbolo da cultura e do jornalismo, Roberto Tereziano recebe comenda Dom Pedro II

Atualizado em 6 de agosto de 2025


Em solenidade realizada na manhã desta terça-feira, 5 de agosto de 2025, no Espaço Cultural da Urca, o jornalista e historiador Roberto Tereziano recebeu a Comenda Dom Pedro II, a mais alta honraria concedida pela Prefeitura de Poços de Caldas. A entrega foi feita pelo prefeito Paulo Ney, durante a abertura do seminário “Escuta Necessária para uma Educação Antirracista Plural”, que reuniu especialistas e educadores ao longo do dia.

Criada por ocasião dos 150 anos de Poços de Caldas, a comenda homenageia pessoas que contribuíram, de forma direta ou indireta, para o desenvolvimento do município nas áreas da cultura, educação, comunicação, esportes, entre outras.

Roberto Tereziano, de 70 anos, tem uma trajetória marcada pelo engajamento social, atuação no movimento negro, preservação da memória cultural e pioneirismo no jornalismo local. Em sua fala, o prefeito destacou o simbolismo da homenagem.

“Nada mais justo que agraciar o grande amigo Roberto Tereziano com a mais alta honraria da Prefeitura. Ele é a história viva da nossa cidade, referência no jornalismo, na cultura e no movimento negro”, afirmou Paulo Ney.

Por ter integrado a comissão responsável pela comenda no ano do sesquicentenário de Poços de Caldas, Tereziano não pôde ser homenageado naquela ocasião. Agora, o reconhecimento oficial foi celebrado em um momento oportuno: um seminário que debate educação antirracista, tema com o qual o jornalista tem longa trajetória de atuação.

Uma vida dedicada à cultura, à memória e à luta antirracista

Nascido em 17 de setembro de 1954, em Poços de Caldas, Roberto Tereziano é o quinto filho de uma família de dez irmãos. Iniciou sua atuação cultural ainda jovem, escrevendo poesias e crônicas, além de críticas de arte. Com passagens por jornais, rádios e emissoras de TV, foi um dos fundadores da TV Poços, ao lado de Oswaldo Navarro, e também atuou como correspondente da EPTV Sul de Minas.

Foi apresentador, por uma década, de um telejornal em uma emissora de TV local, consolidando sua presença na comunicação regional e se tornando uma das vozes mais reconhecidas do jornalismo em Poços de Caldas.

Em 2016, participou da fundação do portal de notícias Poçoscom.com, onde segue colaborando com artigos sobre história e cultura. Atualmente, é proprietário de uma produtora de TV.

Como pesquisador, realizou extensões em cultura africana, antropologia e arqueologia no ensino da História. Já ministrou centenas de palestras sobre a história de Poços de Caldas, do Brasil e temas ligados à Inconfidência Mineira, à negritude e à comunicação social.

Tereziano representou o município no Movimento de Cultura Popular de Minas Gerais, com atuação destacada na Comissão de Assuntos Negros. Também participou por vários anos do Feconezu — Festival Comunitário Negro Zumbi — e teve papel relevante no processo de tombamento da Serra da Barriga, local histórico do Quilombo dos Palmares.

Por sua atuação na preservação e valorização da cultura negra, foi homenageado pela Câmara Municipal em 2017. Atualmente, integra a Rede da Igualdade Racial de Poços de Caldas, reforçando sua atuação histórica na defesa dos direitos e da memória do povo negro.


 

Compartilhe:

Compartilhe