URGENTE: Operação Kratos expõe esquema milionário que abastecia loja na avenida Wenceslau Braz

URGENTE: Operação Kratos expõe esquema milionário que abastecia loja na avenida Wenceslau Braz

Atualizado em 11 de dezembro de 2025

foto: Victor Imesi

A Polícia Civil do Estado de São Paulo detalhou nesta quinta-feira (11) os novos avanços da Operação Kratos, investigação que desde abril apura um esquema milionário de desmanche de caminhões roubados e redistribuição de peças em diversos estados, entre eles Minas Gerais.

Segundo o delegado João Carlos Miguel Hueb, do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) de São Paulo, a operação teve início após a identificação de um galpão em Mogi Guaçu usado exclusivamente para o corte de veículos pesados. Uma pessoa foi presa e outros três suspeitos foram identificados.

foto: Victor Imesi

A investigação levou os agentes a um segundo endereço, em Jacareí, onde três caminhões estavam em processo de desmonte e dois veículos já haviam sido cortados. A partir da quebra de sigilos dos envolvidos, foi possível identificar os líderes do grupo e os locais usados para lavar dinheiro e escoar as peças.

Entre esses pontos, um comércio situado na Avenida Wenceslau Braz, em Poços de Caldas, foi identificado como parte da estrutura do esquema. Conforme o delegado Hueb, o grupo havia adquirido o estabelecimento e misturava peças regulares com componentes provenientes de desmontes clandestinos.

Os roubos ocorriam na capital paulista e região metropolitana. Os caminhões eram levados para Mogi Guaçu, Mogi Mirim e Jacareí, onde passavam pelo corte. Na etapa seguinte, as peças eram distribuídas a lojas no Paraná, Santa Catarina e Minas Gerais, todas operando com fachada legal.


Sete mandados de busca foram cumpridos nesta quinta-feira. Quatro mandados de prisão foram expedidos, mas nenhum dos alvos foi localizado. De acordo com Hueb, dois dos principais suspeitos podem ter deixado o país.

A estimativa preliminar é de que o esquema tenha movimentado mais de R$ 30 milhões, considerando a estrutura dos galpões e o volume de veículos identificados.

Carretas vindas de São Paulo irão transportar todo material apreendido.

A Polícia Civil de Poços de Caldas também deu apoio na operação.


 

Compartilhe:

Compartilhe