Alistamento Militar 2026 começou nesta quinta-feira e segue até 30 de junho

Alistamento Militar 2026 começou nesta quinta-feira e segue até 30 de junho

Atualizado em 2 de janeiro de 2026

Teve início em 1º de janeiro de 2026 o período de alistamento militar no Brasil. O prazo segue até 30 de junho e é obrigatório para jovens do sexo masculino que completam 18 anos neste ano, inclusive os que residem no exterior. Pelo segundo ano consecutivo, mulheres também podem se alistar de forma voluntária, desde que completem 18 anos em 2026 — para elas, o prazo não será prorrogado.

O procedimento é gratuito dentro do período oficial. Quem perder o prazo, no caso dos homens, estará sujeito a multa e ficará impedido de realizar atos como obter passaporte, se matricular em universidades e participar de concursos públicos.

O alistamento pode ser feito pela internet, no sistema oficial do Governo Federal, ou presencialmente nas Juntas de Serviço Militar. Em Poços de Caldas, o atendimento presencial ocorre na rua Assis Figueiredo, 311, no Centro. O telefone para contato é (35) 3697-2002.

Segundo o Ministério da Defesa, o serviço militar é fundamental para a formação de uma reserva estratégica nacional. Após o alistamento, os jovens passam por etapas de seleção ao longo de 2026, com início do serviço previsto para 2027, por um período inicial de 12 meses.

Débitos com o serviço militar

Jovens do sexo masculino que não realizarem o alistamento ficam impedidos de:

  • obter ou renovar passaporte;
  • se inscrever em concursos públicos;
  • efetuar matrícula em instituições de ensino superior;
  • firmar contratos com órgãos do governo federal.
Compartilhe:

Compartilhe