Câmara Municipal aprova programa de Naming Rights em Poços
Atualizado em 19 de agosto de 2025

A Câmara Municipal de Poços de Caldas aprovou o Projeto de Lei que cria o Programa de Naming Rights no município. A iniciativa permitirá que empresas parceiras associem suas marcas a espaços públicos — como praças, centros esportivos, culturais e até eventos — em troca de investimentos destinados à manutenção e melhoria desses locais.
De acordo com a proposta, a medida representa uma alternativa moderna de arrecadação, sem aumento de impostos para a população. A empresa investe e, em troca, associa seu nome a espaços públicos, atraindo recursos privados e garantindo mais estrutura para esporte, cultura e lazer, com responsabilidade no uso do dinheiro público.

O modelo já é utilizado com sucesso em diversas cidades brasileiras. O Allianz Parque (Palmeiras), a Neo Química Arena (Corinthians), o Morumbis (São Paulo) e o Pacaembu, em São Paulo, são alguns exemplos. Até mesmo o Metrô paulistano já arrecadou mais de R$ 10 milhões com a venda dos direitos de nomeação das estações.
Com a aprovação, Poços de Caldas poderá adotar a prática, possibilitando melhorias em equipamentos públicos como o Ginásio Poliesportivo Arthur de Mendonça Chaves (Ronaldão) e o Parque Ecológico da Zona Sul, entre outros espaços.
