Copam autoriza licenciamento ambiental para exploração de terras raras em Poços de Caldas e Caldas
Atualizado em 20 de dezembro de 2025
A Comissão de Atividades Minerárias (CMI) do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam) de Minas Gerais aprovou por unanimidade os licenciamentos para a exploração de terras raras no Planalto Vulcânico de Poços de Caldas.

A aprovação refere-se à Licença Prévia (LP), etapa que avalia a viabilidade ambiental dos projetos, garantindo que estejam em conformidade com a legislação e que apresentem medidas mitigadoras e compensatórias adequadas. Foram contemplados dois projetos: o Colossus, da mineradora australiana Viridis, em Poços de Caldas, e o Caldeira, da Meteoric Resources, em Caldas.
Em nota, a Viridis afirmou que seguirá prestando todos os esclarecimentos necessários para acompanhar as próximas etapas do licenciamento ambiental, incluindo a elaboração de projetos executivos e programas de controle ambiental. A empresa destacou sua confiança nas instituições responsáveis pelo monitoramento e fiscalização, reforçando o compromisso com a transparência e a responsabilidade socioambiental.

A Meteoric Resources também confirmou o recebimento da Licença Prévia do Projeto Caldeira, aprovada durante reunião da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam). O parecer reconhece a viabilidade ambiental do projeto nesta etapa, com base na análise dos estudos e laudos técnicos apresentados.
Segundo a empresa, ao longo do processo, todos os requisitos legais foram cumpridos, com prestação de esclarecimentos aos órgãos de controle, incluindo o Ministério Público Federal, além da manutenção de diálogo contínuo com a comunidade local, por meio de reuniões públicas e ações de escuta. A Meteoric reafirmou o compromisso com sustentabilidade, transparência e desenvolvimento responsável, garantindo que seguirá colaborando com autoridades ambientais e a sociedade nas próximas fases do licenciamento.