Fotógrafo de Poços é selecionado para festival nacional em Paranapiacaba

Fotógrafo de Poços é selecionado para festival nacional em Paranapiacaba

Atualizado em 9 de setembro de 2025


O fotógrafo Ricardo Costa, de Poços de Caldas, teve uma de suas imagens escolhidas para integrar a 8ª edição do Festival de Fotografia de Paranapiacaba (FFP), um dos eventos mais reconhecidos da área no Brasil. Entre as 3.200 fotografias inscritas de profissionais e artistas visuais de diferentes regiões, apenas 57 foram selecionadas para compor a exposição — e o trabalho do poços-caldense está entre eles.

A edição de 2025 acontece nos dias 13 e 14 de setembro, na histórica vila de Paranapiacaba (SP), e traz como tema central a água, elemento que conecta todas as obras apresentadas. Dentro dessa proposta, Ricardo inscreveu uma fotografia do Rio Verde, em Conceição do Rio Verde (MG), registro que destaca a força simbólica e a beleza natural desse recurso essencial.

É uma grande satisfação ter uma imagem minha selecionada entre tantas inscritas. Isso mostra a força da fotografia mineira e reforça meu compromisso em registrar as belezas do nosso estado”, afirma o fotógrafo.

Sobre o festival

Criado em 2018, o Festival de Fotografia de Paranapiacaba surgiu com o propósito de celebrar a imagem como experiência coletiva, conectando-se aos eixos da Educação, Direitos Humanos e Meio Ambiente. Desde sua primeira edição, consolidou-se como um espaço de reflexão, aprendizado e convivência artística, reunindo fotógrafos nacionais e internacionais.

A programação inclui exposições, debates, oficinas, feira de fotografia, lançamentos de livros, projeções e leituras de portfólios, sempre pautada pela pluralidade cultural e pela valorização da fotografia como ferramenta de alfabetização visual. Com forte envolvimento comunitário, o festival é construído de forma colaborativa, promovendo sustentabilidade, memória, patrimônio e justiça social.

Com a seleção de sua obra, Ricardo Costa leva também o nome de Poços de Caldas para o cenário nacional da fotografia, reforçando o papel dos artistas locais no debate contemporâneo sobre arte, natureza e sociedade.


 

Compartilhe:

Compartilhe