Inmet emite alerta laranja para tempestades no sul de Minas até quarta-feira (4)
Atualizado em 2 de fevereiro de 2026
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para tempestades no Sul de Minas Gerais, válido até quarta-feira, 4 de fevereiro. O aviso indica risco de chuvas intensas, ventos fortes e queda de granizo em diversas cidades da região.
De acordo com o Inmet, as tempestades podem provocar:
- Chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora ou de 50 a 100 milímetros por dia;
- Ventos intensos, com rajadas entre 60 e 100 km/h;
- Possibilidade de queda de granizo.

O órgão orienta que, durante as rajadas de vento, a população evite se abrigar debaixo de árvores, devido ao risco de quedas e descargas elétricas. Também não é recomendado estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda.
Outra recomendação é desligar aparelhos elétricos e, se possível, o quadro geral de energia. Em situações de emergência, o contato deve ser feito com a Defesa Civil, pelo telefone 199, ou com o Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193.