Jéssica Balbino integra júri do Prêmio Loba, reconhecimento nacional para autoras contemporâneas

Jéssica Balbino integra júri do Prêmio Loba, reconhecimento nacional para autoras contemporâneas

Atualizado em 4 de novembro de 2025

Após integrar júris como Jabuti, Caminhos e Pallas, escritora de Poços avalia obras escritas por mulheres 

 

A jornalista, escritora e curadora literária poços-caldense Jéssica Balbino acaba de integrar, como jurada, o Prêmio Loba, uma das principais iniciativas nacionais dedicadas a valorizar e premiar mulheres no mercado editorial brasileiro. Na vanguarda do pensamento editorial brasileiro, a premiação reconhece autoras contemporâneas em diversas categorias, celebrando a força, a pluralidade e a inovação da literatura produzida por mulheres no país.

O Prêmio Loba, criado dentro do Festival Loba, destaca livros que ampliam o campo da escrita feminina, contemplando diversidade de narrativas, temas e formatos. Nesta edição, Jéssica foi convidada para compor o júri da categoria Não-ficção, avaliando obras publicadas por autoras de diferentes regiões do Brasil, com trajetórias, repertórios e perspectivas diversas,  reforçando o compromisso da premiação com a bibliodiversidade e com a ampliação de vozes e experiências no cenário literário.

Com trajetória consolidada no campo da crítica literária e da mediação cultural, Jéssica já atuou como jurada em importantes premiações, entre elas o Prêmio Jabuti (2020), o Arte como Respiro (2020), do Itaú Cultural, o Prêmio Caminhos (2024) e o Prêmio Pallas (2025).

De Poços de Caldas, além de sua atuação como jornalista, escritora e curadora de eventos literários, ela também é professora de bibliodiversidade no Centro Cultural Assunção (PUC), onde desenvolve reflexões e práticas sobre inclusão, representatividade e circulação de livros e autoras no mercado editorial.

“Ser jurada do Prêmio Loba é uma alegria e também uma responsabilidade”, afirma Jéssica. “A literatura feita por mulheres no Brasil não só é ampla e efervescente, mas fundamental para mover debates, ampliar imaginários e transformar realidades. Poder contribuir para valorizar essas vozes é um privilégio.”

A lista de vencedoras do Prêmio Loba está disponível no site oficial do festival: lobafestival.com.br

Sobre Jéssica Balbino

Jornalista, escritora e pesquisadora, Jéssica Balbino é autora de livros como Gasolina & Fósforo (selo doburro, 2023) e Porca Gorda (Barraco Edições, 2025), e uma das principais referências contemporâneas em literatura periférica, feminista e de corpos dissidentes, tendo criado projetos como o Margens e o Insurgências Gordas. Atua há mais de uma década como mediadora de encontros literários e curadora de festivais por todo o país, além de ser uma das criadoras do podcast Rabiscos e da newsletter Emergency Talks. É colunista do Estado de Minas e conteudista na revista TPM. 

Compartilhe:

Compartilhe