Operação conjunta fiscaliza bares e restaurantes da cidade
Atualizado em 10 de janeiro de 2026

Segundo a coordenadora do Procon Poços, Fernanda Soares, a ação realizada no município faz parte de uma operação conjunta entre o município e o Estado, com foco na proteção da saúde e da segurança dos consumidores de Poços de Caldas. Pelo município, participam o Procon, a Vigilância Sanitária e a Guarda Civil Municipal. Já pelo Estado, atuam a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros.
De acordo com Fernanda, durante a fiscalização estão sendo observadas toda a legislação consumerista, além das normas relacionadas à segurança alimentar e às exigências de prevenção e combate a incêndios. A coordenadora destacou ainda que o apoio da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar é fundamental, inclusive para garantir a segurança dos agentes fiscais envolvidos na operação.
A operação, conforme explicou, não é pontual e deverá ocorrer de forma rotineira em Poços de Caldas. Neste momento, as equipes estão fiscalizando bares, restaurantes, lanchonetes e lojas de conveniência. Os números oficiais, como a quantidade de estabelecimentos visitados e eventuais autuações, serão divulgados posteriormente. A equipe de reportagem acompanhou a ação em um estabeecimento da rua Marechal Deodoro nesta sexta-feira, 9 de janeiro.

Balanço da Operação:
Ao todo, sete estabelecimentos comerciais foram fiscalizados:
* Uma pessoa foi presa pelo crime de desobediência, após descumprimento de ordem legal emanada durante a fiscalização;
* Quatro estabelecimentos foram autuados pelo Corpo de Bombeiros por descumprimento das normas de segurança contra incêndio e pânico.
* O Procon, realizou uma autuação e seis notificações para adequação.
* E outras autuações lançadas pelos respectivos órgãos.