Primeiro dia do Mega Mutirão do Coração atende mais de 600 pessoas
Atualizado em 7 de novembro de 2025

Teve início na manhã desta quinta-feira (6) o Mega Mutirão do Coração, uma das primeiras ações comemorativas pelos 153 anos de Poços de Caldas. A iniciativa acontece na Clínica de Fisioterapia da PUC Minas – Campus Poços de Caldas, e segue até o dia 11 de novembro, das 8h às 18h.
Voltado exclusivamente a pacientes previamente agendados pelo Departamento de Controle e Avaliação da Secretaria de Saúde, o mutirão deve oferecer mais de 4 mil atendimentos cardiológicos, incluindo ecocardiogramas, eletrocardiogramas e exames Point-of-Care Testing.

Somente no primeiro dia de atividades, foram realizados 686 exames. Apesar do volume expressivo, o setor registrou 15,4% de absenteísmo — 57 pacientes não compareceram aos atendimentos marcados. De acordo com a Secretaria de Saúde, a ausência sem justificativa prejudica o andamento do programa e impede que outras pessoas, que aguardam na fila, sejam atendidas.
O Mutirão do Coração é promovido pela Prefeitura de Poços de Caldas, com apoio de instituições públicas e privadas. O objetivo é reduzir filas de espera e ampliar o acesso a exames cardiológicos, atendendo moradores do município e de outras 11 cidades da região.

Orientações aos pacientes
Para garantir agilidade e conforto durante o atendimento, a Secretaria reforça algumas recomendações:
- Evite roupas de peça única, como vestidos ou macacões;
- Prefira blusas com botões frontais, que facilitam a realização dos exames;
- Pacientes idosos devem estar acompanhados por um responsável;
- Leve o cartão do SUS e um documento pessoal com foto;
- O não comparecimento sem justificativa resultará no cancelamento do exame e necessidade de novo agendamento.