Vandalismo provoca entupimento de rede de esgoto na região oeste

Vandalismo provoca entupimento de rede de esgoto na região oeste

Atualizado em 14 de novembro de 2025

Ação de vândalos provocou o entupimento de rede de esgoto na rua  Percival Brandão de Oliveira, bairro Jd Country Club, causando extravasamento do material.

Ao ser comunicado pela população, o Departamento Municipal de Água e Esgoto-DMAE Poços de Caldas, acionou equipe técnica para verificação. Ao chegar no local, foi observado que o PV (Poço de Visita) estava com uma grande quantidade de pedras, jogadas em seu interior.

Os vândalos furtaram a tampa do PV, confeccionada em ferro fundido e inseriram as pedras no local. A equipe promoveu a retirada do material e  o fechamento do local com tampão de concreto, que será chumbado ao PV. O serviço foi realizado na última quinta-feira,13.

Mas o problema persistiu e outra equipe foi enviada ao local para um trabalho mais minucioso. Foi constatado que as pedras jogadas no PV acabaram sendo carreadas para a tubulação, provocando o entupimento da rede de esgoto naquela localidade.

Na manhã desta sexta,14, equipe do DMAE está executando a abertura de pontos  específicos na rua Percival de Souza Brandão, para promover o desentupimento da rede de esgoto. Por meio de câmera de microfilmagem, foi possível verificar a grande quantidade de pedras que estava obstruindo a tubulação, necessitando da abertura do asfalto para se chegar ao local exato da obstrução.

“Vamos prosseguir com a microfilmagem durante todo o dia de hoje, para verificar outros possíveis pontos de entupimento. Já foram abertos três pontos. Talvez seja necessário abrir a rua Antonio Emídio de Resende também. Vamos fazer uma varredura nas imediações para solucionar o problema”, informa Jésus Messias dos Santos, responsável pelo setor de Manutenção de Esgoto do DMAE.

O DMAE conta com a colaboração da população para denunciar também atos de vandalismo contra o sistema de água e esgoto do município. “Atos como esses prejudicam uma comunidade inteira e  o meio ambiente. Infelizmente ainda temos este tipo de ocorrência, que causa prejuízo também aos cofres públicos”, ressalta o diretor Paulo César Silva.

Ao se deparar com atos de vandalismo ou outra ocorrência relacionada ao DMAE, o consumidor deve  entrar em contato com o departamento, pelos telefones 0800- 283- 6080 ou 0800-284-6080.

Compartilhe:

Compartilhe