Academia Poços-Caldense de Letras completa 48 anos
Atualizado em 21 de outubro de 2025
A Academia Poços-Caldense de Letras (APCL) celebra nesta terça-feira, 21 de outubro, seus 48 anos de fundação. Composta por 40 membros — entre confreiras e confrades — a instituição se mantém como referência na promoção da cultura e preservação da memória intelectual de Poços de Caldas e região.

Fundada em 1977, a APCL tem como missão defender e valorizar a cultura em todas as suas formas de expressão, incentivando o pensamento crítico, a leitura e o respeito à diversidade cultural. Para isso, desenvolve projetos contínuos de incentivo à leitura, como a instalação de bibliotecas comunitárias em locais de grande circulação, a exemplo do Terminal de Linhas Urbanas e de duas unidades da Estratégia Saúde da Família (ESF) no município.
Segundo a presidente da entidade, Regina Alves, que está à frente da academia desde 2012, o papel da APCL vai muito além da literatura:
“Nosso objetivo é ser um espaço de resistência e inspiração, promovendo o diálogo, a reflexão e a valorização das expressões culturais que formam o alicerce da comunidade”, afirma.
Apesar dos avanços e da sólida atuação ao longo de quase meio século, um dos principais desafios enfrentados pela APCL ainda é a ausência de uma sede própria. A falta de um espaço físico adequado dificulta a conservação do acervo da entidade, composto por documentos, obras e registros históricos de grande relevância.
Comemorando seus 48 anos, a Academia reforça o convite à população para conhecer seus projetos e integrar-se às ações que visam fortalecer o compromisso coletivo com a cultura, a educação e a construção de uma sociedade mais crítica e consciente.
