Banda Sinfônica de Poços de Caldas é premiada em edital do Governo de Minas
Atualizado em 12 de agosto de 2025
A Banda Sinfônica de Poços de Caldas foi premiada pelo Edital Raízes de Minas, promovido pelo Governo de Minas Gerais por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB). A iniciativa destinou ao grupo o valor de R$ 30 mil, como forma de reconhecimento à sua trajetória artística e cultural consolidada no estado.

“O reconhecimento valoriza não apenas a excelência musical da Banda Sinfônica, mas também sua contribuição para a formação artística e para a democratização do acesso à cultura. Com o reconhecimento do edital Raízes de Minas, o grupo reafirma seu compromisso de levar a música a cada vez mais pessoas”, afirma o maestro Juliano Marques Barreto.
A inscrição vencedora destacou o portfólio diversificado e de altíssimo nível da banda, cuja versatilidade abrange desde grandes obras da música erudita até arranjos de trilhas de filmes e clássicos do rock, dialogando com diferentes públicos. A proposta foi elaborada e inscrita pelo jornalista e produtor cultural Juliano Procopio Ramos Silva, em parceria com Juliano Barreto e Tom Zé Bortoloto.
SOBRE A BANDA SINFÔNICA
Criada em 2012, no Conservatório Musical Antônio Ferrucio Viviani, a Banda Sinfônica de Poços de Caldas é hoje uma referência no cenário musical mineiro. Composta por mais de 40 integrantes – entre professores, alunos e músicos convidados –, o grupo é regido pelo maestro Juliano Marques Barreto e se tornou um projeto único na região, ao unir a promoção, valorização e divulgação da música erudita e de concerto com a formação de seus instrumentistas.
Ao longo de sua trajetória, a banda conquistou reconhecimento em importantes palcos do Brasil, tendo se apresentado na prestigiada Sala Minas Gerais, em Belo Horizonte, e em estados como São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além de ter levado o nome de Poços de Caldas a Aceguá, no Uruguai.
A Banda Sinfônica também já realizou apresentações em escolas, hospitais, asilos e praças públicas, tornando a música de concerto acessível a comunidades que muitas vezes não têm contato com esse tipo de experiência cultural. O grupo ainda acompanhou artistas consagrados, como o maestro João Carlos Martins e o baixo-barítono Orival Bento Gonçalves.
Por meio da realização de concertos beneficentes, a banda contribuiu para a arrecadação de mais de 7 toneladas de alimentos, destinados a instituições da cidade. Além disso, durante a pandemia de Covid-19, que impôs uma série de restrições, especialmente ao setor cultural, o grupo se manteve unido, divulgando um vídeo que viralizou na internet e espalhou uma mensagem de fé e união.

BANDA SINFÔNICA DE POÇOS DE CALDAS
Formação atual
Regência
Juliano Marques Barreto
Flautas
Daniela Bernarda
Esdras Peracchi
Ronise Simões
Marina Ulian
Henrique Soares Amaral
Carlos Carvalho
Lucas Herrera
Laura Heldt
Beatriz Ribeiro
Clarinetes
Otávio Quartier
Thiago Jordão Alves Carvalho
Lucas Sousa e Silva
Luiz Otávio Galdino
Fernando Moreira
Rogerio Simão
Guilherme Souza
Jean Mori
Alexandre Spíndola
Thales de Astrogildo e Trez
Saxofones
Cauê Marcelino
Thales Baptista
Calebe Passoni
Keyla Bitencourt
Marcos Adriano Ferraz
Angelo Rafael
Trompa
Douglas Monferdini
Trompetes
Gabriel Nunes Angeli
Giovane Brito
Sidney Souza
Allison Bruno
Trombones
Rafael Amaral
Carlos Eduardo de Paula
Júlio Miranda
Paulo Henrique Brabo
Eufônio
Leandro Cossa Candido
Tubas
Vilson Rodrigues
Mibson Natista de Carvalho
Matheus Miranda
Contrabaixo
Emerson Martins
Percussão
Tom Zé Bortoloto
Rogério Guedes
Jéssica Rezende
Thiago Silva
Gabriela Fabri Nannetti