Crianças e adolescentes são beneficiados com aparelhos modernos para controle da diabetes infantil em Poços de Caldas

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Na manhã desta sexta-feira (15), foram entregues sensores glicêmicos a crianças diabéticas de 4 a 12 anos de idade, cadastrados no Sistema Único de Saúde (SUS). Ao longo da semana, em duas etapas, 20 crianças foram beneficiadas. A iniciativa consiste no fornecimento de um sensor aplicado na parte superior do braço que mede de forma contínua as leituras da glicose e armazena os dados. O dispositivo causa menos incômodo às crianças porque evita as constantes picadas nos dedos com lancetas para aferição da glicemia, além de reduzir internações e propiciar melhor qualidade de vida e um monitoramento mais eficaz da doença.

O projeto vai abranger médicos, farmacêuticos e enfermeiros, em uma equipe multidisciplinar, com o objetivo de controlar a glicemia e evitar complicações futuras. A medição do sensor é feita através de um leitor ou aplicativo no celular, possibilitando que todos os profissionais envolvidos e até mesmo a família acompanhem a curva glicêmica.

Os aparelhos foram adquiridos com recursos próprios do município, após a indicação da vereadora Regina Cioffi. “O projeto foi pensado devido a dificuldade das famílias controlarem o diabetes das crianças, em razão das inúmeras picadas no dedo diariamente. Muitas vezes esse monitoramento não acontecia, então a diabetes não tinha um controle. Agora com o monitor teremos mais qualidade.”

Capacitação para profissionais e famílias
A capacitação para profissionais foi ministrada pela empresa fabricante do equipamento na última quarta-feira (13). De acordo com a Referência Técnica da Assistência Farmacêutica, Lívia de Almeida Vieira Cava, o sensor está associado a melhores resultados na gestão do diabetes, incluindo a redução da hipoglicemia. “Vamos oferecer uma ferramenta que irá empoderar o paciente no enfrentamento da diabetes, e ao mesmo tempo, reduzir as complicações causadas pela falta de controle da doença. Os profissionais já estão aptos e também oferecemos uma capacitação para as famílias em dois dias.”

No evento, o secretário de saúde Thiago Mariano salientou os esforços dos últimos meses para melhorar a saúde pública. “Ver essas crianças aqui que vão ter uma qualidade de vida melhor, através de um aparelho que é referência mundial, é gratificante. A cada dia temos melhorado a nossa Saúde Pública. A implementação desse sistema é mais um benefício para a população, uma demonstração de sensibilidade com as pessoas.”aponta Thiago.

Melhor custo-benefício
Para o prefeito Sérgio Azevedo é um momento gratificante para a cidade, que investiu . “Vimos que, por mais alto que seja o valor do aparelho, o benefício é muito maior do que qualquer dificuldade que possamos ter. Aqui não é necessário entrar na justiça para que o SUS forneça, basta cadastrar e a pessoa já sai com o seu sensor glicêmico em mãos. Um instrumento que certamente vai facilitar a vida das crianças e estudantes, que lidam diariamente com a doença!”

Tranquilidade para as famílias
Lidiane Brito, esteve com a filha Letícia Maria, de 7 anos, que recebeu o dispositivo. A menina teve a diabetes diagnosticada e é acompanhada pelo município: “Receber o diagnóstico é desesperador. Gostaria de agradecer a todos que abraçaram prontamente essa causa e não mediram esforços para que essa lei fosse aprovada. Ver nossos filhos chorarem de dor por infinitas pontas de dedos, já era rotina. Quero agradecer ao prefeito e vice, visto que somos o primeiro município mineiro a fornecer os sensores. Um ganho enorme para esta gestão, vocês não tem dimensão do bem que estão fazendo.”

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.