Mais de 160 mercadinhos são abertos por dia no Brasil

Mais de 160 mercadinhos são abertos por dia no Brasil

Atualizado em 11 de setembro de 2025

Abertura de empresas do setor acompanha o crescimento do consumo nos lares brasileiros e Sul de Minas segue a tendência, com mais de 5,5 mil negócios ativos

Minimercado, mercadinho, mercearia, armazém ou bodega. Independentemente de como são chamados em cada região do país, os estabelecimentos que revendem produtos alimentícios em bairros e pequenas cidades estão em alta. Somente no primeiro semestre deste ano, foram abertos mais de 29 mil desses pequenos negócios — o que representa 162 CNPJs registrados por dia ou quase sete novas lojas a cada hora.

Um dos fatores que impulsionam esse avanço é a geração de empregos e de renda no país, em que micro e pequenas empresas respondem por mais de 60% das contratações. Na comparação com o mesmo período do ano anterior, o crescimento na abertura de empresas foi 8,5% superior (27,1 mil em 2024).

Os dados fazem parte de um levantamento do Sebrae a partir do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) da Receita Federal. A pesquisa também aponta que 70% desses pequenos negócios estão registrados como microempreendedores individuais (MEI).

A analista de Competitividade do Sebrae, Jane Blandina da Costa, avalia positivamente o momento de expansão do setor. “Mostra que os brasileiros estão aproveitando esse cenário econômico e o nível de emprego para empreender. Os negócios de bairro são fundamentais porque movimentam a economia local, geram renda complementar para as famílias e aproximam o consumidor de soluções rápidas e acessíveis”, analisa.

Cenário estadual e sul-mineiro

Em Minas Gerais, o setor de minimercados, mercadinhos, mercearias e armazéns reúne 42.631 empreendimentos, dos quais 20.353 são Microempreendedores Individuais (MEIs), 20.067 se enquadram como microempresas e 1.749 como empresas de pequeno porte.

No Sul de Minas, essa presença se destaca com 5.575 negócios ativos, o que reforça a relevância da região no contexto estadual. Desse total, 2.741 (49,17%) são MEIs, 2.571 (46,12%) microempresas e 3,78% empresas de pequeno porte. Os municípios com maior número de estabelecimentos são Varginha (347), Poços de Caldas (279), Lavras (220), Pouso Alegre (206) e Três Corações (205).

Dicas para o empreendedor

Para manter o faturamento em alta, é importante seguir algumas orientações para esse modelo de negócio:

Gestão: o sucesso passa por uma gestão financeira simples e organizada. A primeira recomendação é separar as contas da empresa das contas pessoais e acompanhar de perto as entradas e saídas do mercadinho;

Conhecimento: os mercadinhos prosperam quando o empreendedor entende o perfil do consumidor local. É importante observar hábitos, preferências e ouvir sugestões. Isso ajuda a ajustar o mix de produtos oferecidos;

Digitalização: o celular e as tecnologias podem ser grandes aliados dos pequenos negócios. Ferramentas de delivery, grupos de WhatsApp e redes sociais ajudam a aumentar as vendas e fidelizar os clientes, visto que pequenas ações digitais ampliam o alcance e mantêm a competitividade.

 

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