Mutirão do Coração realiza mais de 4,5 mil atendimentos em Poços de Caldas

Mutirão do Coração realiza mais de 4,5 mil atendimentos em Poços de Caldas

Atualizado em 12 de novembro de 2025

O Mega Mutirão do Coração, realizado de 6 a 11 de novembro, na Clínica de Fisioterapia da PUC Minas, campus Poços de Caldas, encerrou com 4.546 atendimentos, entre ecocardiogramas, eletrocardiogramas e Point-of-Care Testing. A ação contou com a participação de mais de 100 profissionais da saúde, entre médicos, enfermeiros, técnicos e administrativos, que atuaram de forma voluntária, atendendo moradores de Poços de Caldas e de outras 11 cidades da região.

Os resultados dos exames serão encaminhados às Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que farão o direcionamento aos pacientes posteriormente.

O Mega Mutirão do Coração integrou a programação dos 153 anos de Poços de Caldas e foi uma iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, com o apoio da iniciativa privada.

“Ver o envolvimento de tantos profissionais e o atendimento a milhares de pessoas é motivo de orgulho. Essa ação mostra o quanto podemos fazer pela saúde quando unimos esforços”, ressaltou o prefeito Paulo Ney.

“O mutirão é um exemplo de solidariedade e compromisso com a população. Agradecemos a todos os voluntários que fizeram parte dessa grande corrente do bem”, comentou o vice-prefeito Eduardo Junqueira Januzzi.

Durante os atendimentos, era comum ver pacientes e acompanhantes expressando gratidão e alívio pelos cuidados recebidos e pela oportunidade de realizar exames. Foi o caso do senhor José Donizette, morador de Poços de Caldas, que sofreu um infarto e precisa de acompanhamento regular do coração.

“Fui muito bem atendido. Estava aguardando há um ano por esses exames, então só tenho a agradecer a todos”, contou o paciente.

A equipe médica reforçou a importância do diagnóstico precoce, especialmente em casos de diabetes e hipertensão, que estão diretamente relacionados às doenças cardíacas.

“A detecção precoce é essencial para evitar complicações graves. Iniciativas como essa salvam vidas”, afirmou o cardiologista Raldiner Borges e Regis.

Os secretários de Saúde, Dr. Luís Augusto de Faria Cardoso, e o adjunto, José Gabriel Pontes Baeta, destacaram o empenho de toda a equipe envolvida na força-tarefa.

“Esse mutirão mostra a capacidade de mobilização da nossa rede de saúde e o compromisso com a prevenção”, afirmou o Dr. Luís.
“Foi um trabalho conjunto, com muito esforço e dedicação. Cada voluntário fez a diferença para que tudo acontecesse da melhor forma”, completou Baeta.

Compartilhe:

Compartilhe