Operação Circuito Fechado prende homem por receptação de fios e crime ambiental
Atualizado em 11 de setembro de 2025

A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros deflagraram, nesta quinta-feira (11), a segunda fase da Operação Circuito Fechado, com objetivo de fiscalizar e coibir o comércio ilícito de fios e cabos de transmissão de energia no município.
Durante a ação, diversos estabelecimentos de compra e venda de materiais recicláveis foram vistoriados. Em um dos locais, foi encontrada grande quantidade de fiação de cobre — cerca de 24,6 kg — sem comprovação de origem. O responsável pelo comércio, de 40 anos, foi preso em flagrante pelo crime de receptação qualificada.

Segundo a PM, o mesmo autor havia vendido, no dia anterior, aproximadamente 3,8 kg de cobre queimado em outro depósito de sucatas. No quintal do suspeito, os militares constataram ainda o corte raso de uma árvore e poda de bambuzal, ambos localizados em área de preservação permanente, caracterizando crime ambiental.
Uma das vítimas de furto de fiação reconheceu parte do material apreendido como sendo de sua propriedade, conforme registro de ocorrência.
O homem recebeu voz de prisão, foi conduzido à UPA para exames de praxe e posteriormente encaminhado à Delegacia de Polícia Civil, junto com os materiais apreendidos.

Além da prisão, dois estabelecimentos tiveram suas atividades interditadas temporariamente pela fiscalização municipal. As medidas administrativas relacionadas às infrações ambientais e ao funcionamento dos comércios serão tomadas nos próximos dias.