Produção da TV Poços revela a história de Minas em série inédita
Atualizado em 21 de janeiro de 2026

As cidades históricas de Minas Gerais são tema de uma nova série da Rede Minas. Produzida pelo produtor cultural Marco Guedes em parceria com a equipe da TV Poços, a série “Minas – Cidades Históricas” estreia neste domingo, 25 de janeiro, na emissora pública mineira e na plataforma de streaming Minasplay.
Em cada episódio, um município é apresentado a partir do olhar de historiadores e especialistas, conduzindo o público por locais que foram berço da colonização mineira e que, posteriormente, tiveram papel estratégico durante o período imperial.
Para a realização do projeto, a equipe percorreu 8,9 mil quilômetros ao longo de oito meses de trabalho, registrando dez cidades históricas: Carrancas, Congonhas, Diamantina, Mariana, Ouro Preto, Sabará, Santa Bárbara, Serro, Tiradentes e São João del Rei. A produção foi viabilizada por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Cemig.

A apresentação das reportagens é comandada pelo experiente jornalista Ildeu Pereira. A captação de imagens ficou sob responsabilidade de Weberley Cardoso, enquanto os registros fotográficos são assinados pelo fotógrafo poços-caldense Ricardo Costa, profissional premiado e reconhecido pelo trabalho de documentação cultural e histórica.
A trilha sonora da série é assinada pelo cantor e compositor Anderson Martins, natural de Andradas, no Sul de Minas. A mineiridade presente em suas composições chamou a atenção da TV Poços, que o convidou para criar a identidade musical da atração. Para o projeto, o artista compôs quase dez canções, muitas delas inéditas e exclusivas para a série.
“Minas – Cidades Históricas” integra a parceria firmada entre a Empresa Mineira de Comunicação (EMC), gestora da Rede Minas, e a Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais (ACHMG). O acordo prevê a inserção e valorização dos roteiros históricos mineiros na programação das emissoras públicas do estado.

São João del Rei abre a série
O primeiro episódio tem como destino São João del Rei, município da região do Campo das Vertentes que completa 313 anos em 2026. A cidade preserva sua história em ruas de pedra, casarões coloniais, igrejas, torres e sinos, elementos centrais do episódio de estreia.
Entre os destaques está a Maria-Fumaça, a locomotiva mais antiga em operação no Brasil. A série apresenta o complexo ferroviário, tombado como patrimônio nacional. O roteiro inclui ainda igrejas históricas com acervos relevantes — entre eles, obras atribuídas ao mestre Aleijadinho —, cemitérios que abrigam jazigos de personagens importantes da história brasileira e as tradições gastronômicas que ajudam a construir a identidade mineira.
A série “Minas – Cidades Históricas” estreia neste domingo, 25 de janeiro, às 19h, pela Rede Minas, com exibição simultânea na plataforma Minasplay.