ELEIÇÕES | Eduardo Junqueira Dias é o segundo entrevistado do site TV Poços

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Na última terça-feira, o site da TV Poços começou a divulgar a série de entrevistas que realizou com os candidatos à prefeitura de Poços de Caldas. Dez perguntas foram enviadas no dia 1º de outubro, aos nove candidatos. Eles tiveram o prazo de uma semana para responder às questões e apresentar suas ideias e projetos.

Toda terça e quinta-feira será publicada a resposta de um candidato. O critério para a divulgação será a ordem alfabética, de acordo com o registro feito no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Dessa forma, a segunda matéria é do Eduardo Junqueira Dias, do PDT.

Confira na íntegra:

Site TV Poços – Qual sua história de vida no que se refere à sua atuação social quando “e em que nível já esteve ou está dedicado a alguma ação de interesse público?

Ainda quando estagiava em uma filial da XP Investimentos e logo depois quando resolvi cursar Administração de Empresas, percebi que a transformação de uma cidade, de um país e de uma sociedade começava na política. Porém, na política não bastam discursos e boas intenções, é necessário aplicar técnicas específicas, dados e instrumentos para construção de melhores e mais eficientes políticas públicas. Perseguindo, então, minha verdadeira vocação sai desse curso, para estudar Administração Pública na Fundação Getúlio Vargas. No ambiente acadêmico da FGV, uma das mais renomadas universidades do país, convivi com personalidades políticas, especialistas em gestão pública e cientistas políticos, onde também fundei e presidi uma entidade estudantil de debate político, a EPEP (Estudos de Política Em Pauta). Essa entidade reúne jovens interessados na política e atua através de mentorias, formações dos membros e grandes eventos, de maneira que entre seus mentores estão inúmeros ex-presidentes da República, governadores, prefeitos, ministros, senadores, grandes empresários, líderes dos movimentos sociais, acadêmicos e intelectuais, entre outros. Logo em seguida, fui eleito presidente do DAGV, um dos maiores e mais importantes diretórios acadêmicos do Brasil, onde manejei um orçamento de milhões de reais e, representando milhares de alunas e alunos, pude fazer junto ao meu grupo, uma gestão referência. Desempenhei também funções nos órgãos administrativos e consultivos da FGV em suas diretrizes e rumos futuros. Participei do grupo coordenado pelo professor Nelson Marconi, para construção de uma estratégia nacional de desenvolvimento e um programa de governo federal passando por todo o território brasileiro. Desde o final de 2018, lidero uma equipe de estudantes, especialistas, professores e gestores para entender os problemas e os atuais desafios da gestão pública, da questão do emprego, da capacidade de investimento público e da geração de renda, bem como das demais temáticas políticosociais da nossa Poços de Caldas.

Site TV Poços – Quais são as principais linhas programáticas de seu partido, quais suas figuras públicas mais conhecidas e seus valores ético-políticos?

O PDT é um partido que defende a Democracia e o Nacionalismo, um partido nacional e popular que tem seus fundamentos na consciência democrática nacional e nas grandes lutas históricas do brasileiro. Inspira-se na Declaração dos Direitos Humanos das Nações Unidas e no conteúdo da Carta Testamento do Presidente Getúlio Vargas. É um partido onde defendemos o desenvolvimento do país, sem perdermos o olhar humanista, onde o governo é pela e para a população. Onde consideramos indelegáveis os seguintes pilares: Educação, Saúde, Segurança e Assistência Social. Os principais nomes que nos inspiram são Getúlio Vargas, Leonel Brizola e Darcy Ribeiro.

Site TV Poços – O que você pretende fazer para garantir mais investimentos para a cidade, caso seja eleito prefeito neste momento de instabilidade polí­tico-econômica?

Precisamos de uma gestão inovadora e transformadora para resgatar o protagonismo da nossa cidade e garantir o bem da sua população. Nosso Programa de Governo propõe mudar o rumo da administração, estabelecendo uma gestão participativa, colaborativa e humanista. O nosso objetivo principal é garantir o bem-estar e a felicidade do poços-caldense. Para tanto, nossa proposta apoia-se em três eixos principais:
1- Administração Sustentável;
2- Bem-Estar Social;
3- Desenvolvimento e Governança em Rede
Visamos tornar Poços um ambiente reconhecidamente favorável a investimentos e promover uma inédita busca ativa por oportunidades e prospecção, através de uma agência de desenvolvimento e de um escritório de negócios.

Site TV Poços – Como avalia o papel dos servidores públicos em uma administração? Qual será sua meta de gastos com a Folha de Pagamento do pessoal que trabalha para a municipalidade?

Os servidores públicos têm um papel duplo no cenário do município, primeiramente precisam ser enxergados como cidadãos e posteriormente, como os agentes responsáveis por fazer chegar ao restante da população todas as ações e políticas públicas. Temos acompanhado com irresignação as últimas administrações valeremse do discurso de que os servidores e o peso da folha de pagamentos seriam os culpados pela incapacidade de investimentos e aumento da dívida pública municipal. Isso, efetivamente, não é verdade! O servidor público municipal é vítima, como cidadão e como trabalhador, de decisões erradas de seguidas administrações sem compromisso com resultados. Atualmente, vemos ambientes de trabalho degradados, mal equipados e com equipes sem motivação. Precisamos resgatar o bem-estar dos servidores para que se engajem novamente na sua importantíssima missão. Nós buscaremos reequilibrar o peso da folha de pagamentos em relação à arrecadação do município, sem movimentos bruscos, imposições ou rupturas, mas negociando medidas que corrijam distorções pontuais, mediante um choque de gestão. Não consideramos a imposição de nenhum ato unilateral ou desrespeito a direito adquirido. Proporemos a mudança do regime de contratação para o estatuário e o retorno da jornada de 8 horas diárias, aplicáveis apenas aos servidores admitidos nos processos futuros.

Site TV Poços – Qual a sua proposta para atrair novas indústrias ao nosso município e melhorar a geração de empregos?

Nos últimos anos perdemos nosso protagonismo econômico para outras cidades da região. Poços de Caldas ainda é a maior cidade do Sul de Minas Gerais, mas perdeu o posto de melhor PIB e agora se encontra em terceiro lugar. Além disso, tivemos forte deterioração dos indicadores formadores do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) desde 2015, com queda acentuada a partir de 2017 e uma degradação se compararmos a municípios referência como Varginha, Extrema, Pouso Alegre e São João da Boa Vista. É preciso mudar! Defendemos que isso passa pela criação de uma Agência de Desenvolvimento, pela elaboração de um plano de desenvolvimento com foco pelo menos nos próximos 30 anos, da identificação das vocações locais, do estímulo à formação de polos e clusters, bem como de estruturação de arranjos produtivos locais. Na gestão, acreditamos na implementação de uma governança em rede, no âmbito onde diversas organizações, iniciativa privada, população, terceiro setor, universidades e governo deverão trabalhar juntos em um amplo diálogo para construirmos uma cidade cada dia melhor. Especificamente com relação ao setor industrial, nos comprometemos a:
– Estimular e apoiar a implantação e desenvolvimento do polo (não confundir com Distrito), Tecnologia, Metal, Mecânico, Alimentício e outros, através de fomento e incentivo à instalação de empresas, incubadoras de negócios e startups, além de um parque tecnológico;
– Estimular as universidades a trabalharem em parceria com empresas locais e demais empresas que se instalarem no polo Industrial, gerando, assim, mão de obra especializada, projetos de pesquisa e futuros negócios para a cidade.

Site TV Poços – Quais suas principais propostas para o turismo local? Como se posiciona em relação à privatização dos pontos turísticos de Poços de Caldas?

Todos nós sabemos que nossa cidade tem uma enorme vocação para o turismo. Para aproveitar mais esse potencial, precisamos pensar em como incentivar que os visitantes frequentem nossos deliciosos restaurantes, visitem o comércio local e consumam mais na cidade, de modo a gerar um impacto positivo na economia local. Assim como temos uma vocação para o turismo, contamos com um grande dom para outras atividades econômicas. Nosso povo é empreendedor por natureza! Não é necessário fazer uma escolha entre turismo e desenvolvimento econômico e industrial, nós defendemos um projeto que alie as duas coisas. Por isso, precisamos de um planejamento que integre o turismo às questões econômicas, sociais, ambientais e de gestão. Por isso, nos comprometemos a:
– Coletar, organizar e gerir os dados relevantes ao planejamento do turismo e agrupá-los em um sistema informatizado que alimentará o Sistema de Informações Turísticas. Disponibilizar este sistema para consultas e nortear planejamentos ou a título de informação à sociedade local e turistas;
– Revisar o Conselho Municipal de Turismo e o Fundo Municipal de Turismo através do Projeto de Lei Municipal, revendo as suas atribuições, composição e forma de operação.
– Elaborar um Plano de Desenvolvimento Municipal do Turismo com foco no desenvolvimento da atividade a longo prazo, buscando compreender a situação atual, suas oportunidades e ameaças e estabelecer qual futuro desejado;
– Criar o Voucher Turístico, documento que garante a prestação de serviço direto ao turista, como forma de reestruturar e reorganizar a visitação aos atrativos;
– Fomentar a elaboração e comercialização de roteiros turísticos seguindo eixos temáticos e estrutura pré-definidas dentro de cada eixo, a fim de potencializar o a cadeia produtiva do Turismo na cidade. Em uma análise prévia, nota-se o potencial para desenvolvimento de roteiros de turismo pedagógico, religioso e ecológico;
– Formatar Roteiros Turísticos baseado em temas locais para a distribuição e venda às operadoras de turismo nacionais e internacionais;
– Elaborar um Plano de Marketing Turístico Estratégico, com foco em produto, preço, promoção, praça e distribuição;
– Promover a capacitação e aprimoramento profissional em parceria com o Sistema S daqueles que atuam ou desejam atuar no setor turístico.

Site TV Poços – Na sua opinião, quais os problemas mais graves a serem solucionados em nosso município?

Os principais problemas a serem resolvidos em nosso município são a retomada do equilíbrio fiscal e o seu reposicionamento como um ambiente favorável a receber investimentos. O enfrentamento dessas questões passa, inevitavelmente, por fazermos um planejamento para os próximos 30 anos, remapeando as nossas vocações e potencialidades, fazendo um novo plano diretor, revendo os códigos tributário e de posturas, implantando um plano de mobilidade e uma reforma administrativa que englobe metas de desburocratização, simplificação, digitalização e eficiência.

Site TV Poços – Faça uma avaliação da saúde e da educação em nossa cidade. O que melhoraria nessas áreas?

Poços ainda tem indicadores de saúde e educação acima da média nacional, mas longe do que poderíamos alcançar frente aos investimentos que são direcionados a esses pilares fundamentais da ação do estado. Na saúde, por exemplo, investimos quase 35% do nosso orçamento, sendo que a média nacional é de 23%.Assim como expomos no nosso programa, vejo questões de gestão a serem implementadas e novas abordagens às quais buscaremos implementar a partir da oitiva dos servidores das pastas, que a meu ver, são os principais analistas dos riscos e oportunidades dos seus respectivos setores. As nossas propostas são amplas e para melhor entendimento, convido toda a população a conhecer nosso diagnóstico e propostas do nosso plano de governo.

Site TV Poços – Um tema delicado em Poços de Caldas é a presença dos moradores em situação de rua. Na sua percepção, qual a melhor maneira de lidar com esta questão?

A questão das pessoas em situação de rua precisa ser considerada não apenas como um “problema” de segurança ou promoção social. Devemos estabelecer uma sinergia entre as nossas pastas de saúde, educação, SEDET e Promoção Social, de forma a estruturar uma política pública, até então inexistente, de tratamento da questão. Os cidadãos situação de rua precisam ser conquistados, entendidos e reinseridos no bojo da sociedade. Isso passa por uma abordagem mais humanista do tema. Propomos, além do acolhimento com teto e alimentação básicos já disponibilizados, envolvê-los em rotinas de formação profissional e associações produtivas voltadas a fornecimento de insumos básicos para o próprio município.

Site TV Poços – Qual a principal contribuição que você pode dar à Poços de Caldas? O que te difere dos outros candidatos?

Eu acredito que os meus diferenciais em relação aos concorrentes partem de o nosso projeto ser apresentado sem o peso de amarras políticas, dos vícios já instalados na política municipal e baseado em evidências colhidas a partir do que ouvi da própria população, do levantamento de dados estatísticos e comparativos com experiências de sucesso em outros municípios. Eu tenho me preparado ao longo do tempo, através imersões práticas e formação acadêmica, para oferecer a Poços uma guinada rumo ao seu desenvolvimento social e econômico. Não me considero alguém que detém o conhecimento absoluto, muito pelo contrário preservo os valores da minha criação familiar de ouvir mais do que falar, exercitar a empatia, conciliar, enfim, viver como um eterno aprendiz, capaz de ouvir humildemente os outros e a partir da conciliação dos nossos conhecimentos identificar e desenvolver as melhores soluções.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.