Estudante se passa por delegado de Poços para cobrar dívida e é alvo de operação da Polícia Civil em BH

Estudante se passa por delegado de Poços para cobrar dívida e é alvo de operação da Polícia Civil em BH

Atualizado em 21 de outubro de 2025

A Polícia Civil de Minas Gerais cumpriu, na manhã desta terça-feira, 21, um mandado de busca e apreensão em um imóvel no bairro Lourdes, em Belo Horizonte, no âmbito de uma investigação que apura o uso indevido da identidade de um delegado da corporação para intimidação e cobrança de dívida.

O investigado é um estudante de medicina veterinária de 23 anos, natural da capital mineira. Segundo a Polícia Civil, ele teria se passado pelo delegado Marcos Pimenta, chefe do 18º Departamento de Polícia Civil, sediado em Poços de Caldas, para pressionar uma colega de curso a pagar uma suposta dívida no valor de R$ 4.300, relacionada à compra de camisetas da atlética de medicina veterinária.

As investigações começaram no dia 10 de outubro de 2025, após a vítima procurar as autoridades e relatar que estava sendo ameaçada por alguém que utilizava o nome e a foto do delegado. O inquérito foi conduzido pelo delegado Thiago Moreira, de Poços de Caldas, com apoio de agentes do Departamento Estadual de Combate ao Narcotráfico (Denarc).

Durante a apuração, foi constatado que o estudante acessou a internet para obter informações do delegado e, utilizando-se dessa falsa identidade, enviou mensagens à vítima com o objetivo de forçá-la a quitar o valor. A estudante relatou ter sido vítima de um golpe relacionado à encomenda das camisetas e que resolveria o impasse em alguns dias — o que de fato ocorreu.

No momento do cumprimento do mandado, os policiais apreenderam um celular, um tablet e uma pequena porção de maconha no local. Um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) foi lavrado. Ao ser abordado, o investigado confessou o crime e pediu desculpas.

A Polícia Civil reforça que o uso indevido da identidade de agentes públicos é crime e seguirá com os trâmites legais para responsabilizar o autor.

Compartilhe:

Compartilhe