Fotógrafa de Poços denuncia uso indevido de sua obra em concurso de fotografia
Atualizado em 3 de setembro de 2025

A fotógrafa poços-caldense Giulianne Martins usou suas redes sociais nesta semana para denunciar o uso não autorizado de uma de suas imagens em um concurso de fotografia. Segundo a artista, um participante inscreveu e venceu a disputa com uma foto de sua autoria, registrada durante um trabalho com o povo indígena, no Tocantins.

Em vídeo publicado, Giulianne relatou que o autor do plágio teve acesso ao material após solicitar, meses atrás, arquivos para uma exposição universitária sobre povos originários, à qual ela cedeu gratuitamente suas obras. “O cara participou de um concurso com uma foto minha, ficou em primeiro lugar e ainda teve a cara de pau de dizer que não precisava ser de autoria própria”, afirmou.
A fotógrafa destacou que a universidade responsável pelo evento reconheceu a infração. “Agora estou com uma advogada e não vou aceitar mais isso. Não é a primeira vez que vejo pessoas se apropriando do meu trabalho sem dar crédito, sem remuneração, nem para mim e nem para os povos retratados”, desabafou.

Reconhecida pelo trabalho voltado à valorização da cultura indígena, Giulianne Martins recentemente recebeu o convite para expor suas obras em uma galeria do Museu do Louvre, em Paris, na França. Filha de família periférica e com raízes ligadas à zona rural, ela afirma que desde cedo encontrou na natureza e no contato com comunidades tradicionais a inspiração para sua produção artística.
CONFIRA O DEPOIMENTO: