Pedal Solidário será realizado em prol da APAE em Botelhos
Atualizado em 12 de agosto de 2025
Será realizado no dia 24 de agosto, o Pedal Solidário, evento promovido pela Prefeitura de Botelhos, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, com objetivo de apoiar a Associação de Pais e Amigos Excepcionais (APAE) da cidade. A organização é do Mountain Bike Botelhos.

A inscrição custa R$30,00, e toda a arrecadação será destinada à APAE. Os participantes poderão escolher entre dois trajetos: o percurso esportivo de 30 km com 700 metros de altimetria, ou a modalidade Pro, de 43 km e 1.000 metros de altimetria.
Os interessados podem se inscrever neste link.
A concentração será no Parque de Eventos, com café da manhã servido a partir das 7h e largada às 8h. Durante o trajeto, haverá pontos de apoio, e o uso de capacete é obrigatório. Os 300 primeiros inscritos ganharão medalhas de participação.
Sobre a APAE de Botelhos
A APAE de Botelhos foi fundada em julho de 2000. De acordo com Nilce Mara Gurgel Bolzan, diretora da APAE, atualmente são atendidos 12 alunos na educação. No Centro Dia, serviço ligado à assistência social, há 40 usuários acompanhados junto às suas famílias.
Na área da saúde, o SERDI (Serviço de Reabilitação da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla/Autismo) atende cerca de 70 usuários e suas famílias, com uma equipe multidisciplinar composta por psicóloga, fisioterapeuta, dentista, assistente social, psiquiatra e neurologista.
Quanto ao Pedal Solidário, Nilce comenta sobre a expectativa da instituição. “Estamos todos deslumbrados com esse evento, ansiosos, pois será a primeira vez para nós. Financeiramente, será muito importante, especialmente agora, que estamos no final da obra. Chegará em boa hora. Além do valor financeiro, será muito bacana porque vamos inserir alguns usuários do Centro Dia no movimento. Eles estão animados para participar nos pontos de apoio e na chegada. Vemos essa participação como uma forma de inclusão no esporte”, finaliza.