Está sendo realizado na sede da Guarda Civil Municipal (GCM) de Poços de Caldas um curso intensivo de nivelamento Tático Operacional até o dia 10 de maio, voltado à qualificação de agentes para atuação em situações de maior complexidade e risco. A capacitação conta com a presença de instrutores especializados das cidades de São Paulo e Campinas, com vasta experiência em operações táticas.
O curso tem como foco a formação técnica e prática, com abordagem em diversos eixos fundamentais para a atuação especializada da GCM. Entre os conteúdos estão: Abordagem Veicular; Nivelamento Tático; Busca Pessoal; Uso de Armas de Porte e Portáteis; Conduta de Patrulha; História e Criação da ROMU (Ronda Ostensiva Municipal); Contra-Emboscada; Choque Rápido (ligeiro); Funções do Operador Especializado (AR); Equipagem da Viatura; CQB – Combate em Ambiente Confinado.
Além do conteúdo teórico e prático, os participantes receberão certificado e brevê ao final do curso.
A capacitação reúne guardas civis de 11 municípios, entre eles: Varginha, Guaíra, Guaxupé, Passos, Matozinhos, Pontal, Jacutinga, Andradas, Sete Lagoas e Barbacena, além da própria GCM de Poços de Caldas, que sedia e organiza a formação.
Conforme o secretário municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Rafael Tadeu Conde Maria, a iniciativa visa fortalecer a atuação da GCM por meio de estratégias modernas, eficazes e integradas entre municípios.
“A formação contínua é essencial para que nossas forças de segurança estejam preparadas para proteger a população com técnica, responsabilidade e profissionalismo. Essa troca de experiências com outras cidades também enriquece o trabalho e eleva o nível de toda a corporação”, destacou o secretário.
A capacitação reforça o compromisso de Poços de Caldas com a segurança pública e a valorização dos profissionais que atuam na linha de frente da proteção cidadã.