Começa a ser divulgado hoje (13), as entrevistas com os candidatos à prefeitura de Poços de Caldas. Dez perguntas foram enviadas no dia 1º de outubro, aos nove candidatos. Eles tiveram o prazo de uma semana para responder às questões e apresentar suas ideias e projetos.
Toda terça e quinta-feira vai ser publicado aqui, no site da TV Poços, a resposta de um candidato. O critério para a divulgação será a ordem alfabética, de acordo com o registro feito no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Dessa forma, a primeira matéria é do Dr. Eloisio, do PSB.
Confira na íntegra:
Site TV Poços – Qual sua história de vida no que se refere à sua atuação social quando “e em que nível já esteve ou está dedicado a alguma ação de interesse público?
Trabalhei no SESI oferecendo serviços à comunidade da Zona Sul de 93 a 96. Fui do conselho de saúde por 10 anos e presidente em 2006 e 2007. Sou fundador da Cooperativa de Dentistas (Uniodonto) e disputei, em 2012, meu primeiro cargo eletivo, sendo eleito prefeito de Poços de Caldas (2013 – 2016).
Site TV Poços – Quais são as principais linhas programáticas de seu partido, quais suas figuras públicas mais conhecidas e seus valores ético-políticos?
O PSB surgiu em 1945. O atual presidente é Carlos Siqueira. Um dos políticos mais famosos, filiados ao partido, foi Eduardo Campos, morto em um acidente aéreo em 2014. Nas últimas eleições, em 2018, três governadores (Espírito Santo, Paraíba e Pernambuco) foram eleitos pelo partido. É possível ler mais sobre, aqui
Site TV Poços – O que você pretende fazer para garantir mais investimentos para a cidade, caso seja eleito prefeito neste momento de instabilidade político-econômica?
No nosso plano de governo, trazemos o projeto ‘Made in Poços’ que prevê retomar e ampliar os mecanismos de busca ativa por novas indústrias para o município, criando atrativos para grandes investimentos e demonstrando aos empresários e seus colaboradores os diferenciais que a cidade oferece (clima, qualidade de vida, mão de obra qualificada), além de incentivos mais agressivos em âmbito municipal. Além disso, vamos criar o Pólo Tecnológico de Poços de Caldas, aproximando indústrias e instituições de ensino locais. Está previsto no nosso plano de governo criar também o Mini Distrito Industrial do Marco Divisório, aproveitando os potenciais da região, como localização e facilidade de escoamento da produção, oferecendo novas oportunidades de emprego e renda. Queremos também implantar o Programa “Poços Empreendedora”: criação de incubadoras de empresa (mista e de desenvolvimento social) para estimular o empreendedorismo através de ambiente planejado e protegido, oferecendo apoios gerencial e técnico. O programa irá fortalecer e preparar as pequenas empresas com o intuito de sobrevivência no mercado, por meio do financiamento de startups por empreendedores que desejam investir em novos projetos. Entre nossos objetivos está também a criação da “Cidade Cooperativa e Solidária”: instituir estruturas físicas e virtuais para fortalecer a economia solidária como alternativa de geração de trabalho e renda. O programa irá apoiar o trabalho de artesãos, catadores e agricultores familiares mediante os princípios de autogestão, cooperação e solidariedade das atividades de produção de bens e de serviços, distribuição, consumo e finanças. Pretendemos também desenvolver ações de desburocratização dos procedimentos relacionados às atividades produtivas, de geração de emprego e renda, nas secretarias de Planejamento e Fazenda, integrando os serviços.
Site TV Poços – Como avalia o papel dos servidores públicos em uma administração? Qual será sua meta de gastos com a Folha de Pagamento do pessoal que trabalha para a municipalidade?
O servidor público é a engrenagem que movimenta a grande máquina pública municipal. Servidores públicos são as pessoas que cuidam da nossa família: berçaristas que cuidam de nossos bebês, professores que educam nossos filhos, profissionais de saúde que salvam vidas, garis que deixam nossa cidade mais bonita, agentes de segurança que nos protegem e muitos outros. Enfim, não há serviço público sem o SERVIDOR PÚBLICO. Durante a nossa gestão 2013/2016 além de respeito e diálogo, diversos benefícios foram implantados garantindo condições dignas de vida ao servidor público. É urgente que se retome uma convivência pacífica com o servidor público respeitando seus direitos e sua dignidade. Quanto a folha de pagamento, vale lembrar que fui o prefeito a fazer o acordo coletivo com os servidores e a chegar ao pagamento do mínimo, haja vista que muitos servidores não ganhavam, sequer, o salário mínimo quando assumi a prefeito. A meta, com a gestão fiscal é planejar com rigor os gastos públicos, de forma a garantir não só o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal, como o equilíbrio das contas da Prefeitura. Conforme consta em nosso plano, seguem alguns pontos para o servidor público;
– Modernizar a administração pública para otimizar, reformular, reorganizar, atualizar e capacitar os departamentos e secretarias, reduzindo despesas com melhorias e eficiência do serviço público.
– Retomar as negociações e assinatura dos Acordos Coletivos com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, cumprindo as cláusulas estabelecidas na negociação.
– Retomar as políticas de valorização iniciado na gestão 2013/2016 com as diversas categorias profissionais que atendem a nossa população, nos moldes do que já foi feito junto aos agentes comunitários de saúde, entre outros.
– Garantindo os canais de diálogo. Retomar as políticas de aproximação e escuta qualificada dos servidores públicos municipais, a exemplo do projeto Café Bate- Papo com o prefeito.
– Criar canal de comunicação direta entre o gabinete do prefeito e os servidores públicos lotados nos mais variados espaços.
– Promover a revisão e/ou criação dos planos de cargos e salários das diversas categorias.
– Atualização de benefícios trabalhistas perdidos na atual gestão com garantia de pagamentos dos serviços prestados e horas trabalhadas.
– Retomar o Seguro de Vida do servidor, suspenso pela atual gestão. Um benefício de tamanha necessidade e ajuda numa hora triste da vida.
– Reduzir ao máximo o número de servidores contratados. Em caso de necessidades, privilegiaremos sempre a contratação, de forma legal, por concurso público garantindo a oportunidade do emprego e de carreira profissional.
– Capacitar todas as categorias profissionais da saúde através de programa de educação permanente para os trabalhadores municipais lotados na Secretaria Municipal de Saúde.
– Em época de pandemia da COVID 19, oferecer condições de trabalho aos profissionais com escalas, equipamentos, pessoal e EPIs adequados, evitando as infecções cruzadas e efeitos adversos advindos de más condições de trabalho.
– Investir na formação continuada dos profissionais da educação, propiciando acesso aos novos recursos e tecnologias digitais pedagógicas para favorecer o ensino e gestão da educação municipal como um todo.
– Fortalecer e ampliar o apoio psicológico aos servidores da educação de forma a garantir a maior tranquilidade possível na execução de suas atividades.
– Avançar no cumprimento total da lei 11.738/2008;
– Realizar parcerias com universidades visando ao atendimento médico, psicológico e odontológico, dentre outros possíveis, aos alunos e profissionais da educação;
– Avançar no cumprimento da lei 13022/2014 que dispõe sobre o Estatuto Geral das Guardas Municipais. Para que se possa ampliar as ações da Guarda municipal.
– Aumentar o efetivo da Guarda Municipal, respeitando a Lei de Responsabilidade Fiscal, promovendo a capacitação contínua e fornecendo equipamentos necessários para o perfeito desempenho de suas funções.
– Garantir aos agentes de trânsito as condições adequadas de trabalho para que se tenha uma cidade tranquila com segurança no trânsito.
– Discutir junto aos servidores projeto de reformulação, modernização e ampliação do Concurso Servidor Padrão.
– Desenvolver possibilidades de aperfeiçoamento e formação continuada aos servidores públicos municipais, que realmente façam diferença na qualidade do serviço prestado.
Site TV Poços – Qual a sua proposta para atrair novas indústrias ao nosso município e melhorar a geração de empregos?
Nós acreditamos na profissionalização como forma de gerar empregos na cidade, pois foi uma linha que adotamos de 2013 a 2016, que deu muito certo para atrair novas empresas. Neste momento, por causa da pandemia, precisamos fazer diferente e com maior grau de profissionalização possível. A princípio, a ideia seria formar uma Agência de Desenvolvimento de Poços de Caldas, mas com caráter regional, que fosse ligada a outras agências regionais “porque na prática não dá para fazer o desenvolvimento só do município”. Segundo ele, Poços tem que ser este polo para trazer atrativos. A agência de desenvolvimento atuaria em cinco áreas; agricultura, comércio, setor de serviço, industrial e turismo. Ela seria formada pelo poder público e representantes dos setores. Faríamos um plano democrático participativo, com estes representantes, para saber o que já temos e para onde vamos avançar, fazendo um planejamento estratégico para começar a andar.
Site TV Poços – Quais suas principais propostas para o turismo local? Como se posiciona em relação à privatização dos pontos turísticos de Poços de Caldas?
No nosso plano de governo temos o tópico “Eu amo Poços” e com ele queremos desenvolver o Plano Diretor do Turismo para orientar todas as ações do setor, com a efetiva participação do trade turístico local, além de buscar recursos para a construção de um Centro de Convenções para abrigar eventos de médio e grande porte, possibilitando um fluxo de turismo de negócios, acadêmico e cultural, de modo a preencher o calendário ocioso nos períodos de baixa temporada. Vamos também reiniciar as tratativas para implantação do Trem Turístico, atualizando projetos e buscando os recursos que foram perdidos. Resgatar o Trem Turístico é resgatar parte da nossa história, oferecendo mais um atrativo aos visitantes e gerando emprego e renda para a cidade. Queremos ainda retomar a Sinfonia das Águas. Como foi feito na nossa gestão 2013/2016, Buscar parcerias com a iniciativa privada para realizar este importante evento. Faz parte do nosso plano implantar o Programa “Turismo Sustentável”: criar mecanismos que considerem plenamente os impactos do turismo, atuais e futuros, sejam eles sociais e ambientais, abordando as necessidades dos visitantes, do meio ambiente e da comunidade local para garantir aos investidores possibilidades permanentes, gerando renda e a manutenção de empregos. Queremos ainda criar o Programa “Agroturismo”: programa permanente de turismo rural que permita aos adeptos ter contato direto com a natureza exuberante de Poços de Caldas e apreciar os produtos da culinária mineira, valorizando a hospedagem e lazer em um ambiente totalmente rural.
Em relação à privatização, queremos reavaliar e dar sequência ao projeto de concessão dos pontos turísticos identificando os nós críticos e buscando as parcerias que serão fundamentais para avançarmos na profissionalização do turismo local e na recuperação de nosso patrimônio como, por exemplo, o teleférico, que se encontra paralisado há mais de um ano. Vamos ainda integrar as Secretarias Municipais de Turismo, Serviços Públicos, Obras e Planejamento para melhorar a gestão e manutenção dos pontos turísticos até a finalização do processo de concessão.
Queremos criar o Programa “Vem pra Poços”: propor parcerias com entidades ligadas ao comércio e turismo para profissionalizar, através de programa de capacitação permanente, as pessoas envolvidas no Turismo de Poços de Caldas, para que o próprio turista bem atendido seja o grande divulgador da hospitalidade mineira, da cultura, do patrimônio histórico e do meio ambiente preservado da cidade. Vamos capacitar colaboradores municipais da Secretaria Municipal de Turismo com, pelo menos, uma segunda língua (inglês e/ou espanhol). Queremos implantar o Programa “Guardiões do Turismo”: criar um projeto de capacitação para crianças e jovens da Rede Municipal Escolar que estejam interessados em obter informações ligadas ao turismo, com a possibilidade de aprendizado de outra língua (inglês e/ou espanhol) e conhecimento do potencial turístico de nossa cidade. Os “Guardiões do Turismo” serão multiplicadores da importância do turismo para suas famílias, amigos e toda nossa comunidade. Vamos buscar parcerias no intuito de promover a cultura, o cristal murano e a gastronomia italiana em nossa cidade como atrativo turístico. Temos uma grande comunidade italiana aqui instalada, seja através de festas temáticas, concertos e evento de caráter turístico/cultural; fomentar também junto as cristalerias eventos que promovam o vidro de Murano, presente somente em Poços de Caldas. Queremos discutir com a rede hoteleira, bares e restaurantes alternativas conjuntas para aumentar o fluxo turístico para o município em épocas de baixa temporada, definindo atrativos e criando eventos específicos a fim de melhor a ocupação hoteleira, a permanência do turista no município e também a frequência a bares e restaurantes; Está no nosso plano de governo estabelecer contatos com grandes empresas (Telefonia, Bancos, Multinacionais dos mais diversos ramos de atuação) com a finalidade da obtenção de patrocínios para grandes eventos indutores de fluxo turístico; Pensamos ainda em integrar ações entre as Secretarias de Turismo e Cultura ampliando a contratação de projetos culturais e artísticos locais pela Secretaria de Turismo, de forma a oferecer atrativos turísticos diferenciados e, ao mesmo tempo, movimentar a cadeia produtiva da Cultura, gerando emprego e renda. Vamos ainda certificar as águas termais e minerais de Poços de Caldas por organismos internacionais, equiparando-as as melhores águas mundiais e assim, num trabalho conjunto com a secretaria de desenvolvimento econômico, atrair empresas de cosmetologia que podem se utilizar
Site TV Poços – Na sua opinião, quais os problemas mais graves a serem solucionados em nosso município?
Atualmente, temos questões sérias com a geração de emprego. Somente neste ano o município perde mais de 4 mil postos de trabalho e essa é uma questão urgente a ser olhada com muito carinho e cuidado, sobretudo no pós-pandemia. Outra questão importante é o cuidado com a saúde da população e a gestão fiscal pois o endividamento da prefeitura hoje impede a oferta de serviços e investimentos na cidade.
Site TV Poços – Faça uma avaliação da saúde e da educação em nossa cidade. O que melhoraria nessas áreas?
A pandemia do novo coronavírus nos mostrou que nosso bem mais precioso é a saúde. Queremos que Poços volte a cuidar com carinho e atenção de todos que necessitam dos serviços de saúde e, ao mesmo tempo, dos profissionais das diversas áreas envolvidas no setor. Gente cuidando de gente. Para isso, partimos do conceito de Saúde Única – ou One Health no original em inglês – que propõe a integração entre a saúde humana e o ambiente, com a adoção de políticas públicas efetivas para prevenção e controle de enfermidades. O nosso Plano de Governo para a saúde de Poços de Caldas tem como objetivo integrar essas áreas, respeitando as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). Quem inaugurou 11 Unidades Básicas de Saúde, concluiu, equipou e colocou em funcionamento a UPA e investiu pesado na Atenção Básica tem condições de voltar a investir em gestão, infraestrutura e capacitação. Conforme consta no nosso plano de governo, para a saúde, queremos:
– Implantar o Programa “Saúde Online”: Modernizar o sistema de prontuário eletrônico na rede municipal de saúde para um atendimento mais eficiente nas unidades de saúde, construindo canais de comunicação entre a atenção básica e as especialidades médicas.
– Implantar o Programa “Talentos da Saúde”: capacitar todas as categorias profissionais da saúde através de programa de educação permanente para os trabalhadores municipais lotados na Secretaria Municipal de Saúde.
– Retomar e ampliar o processo de reorganização das ações de saúde, respeitando os princípios básicos do Sistema Único de Saúde (SUS) de forma a abranger toda a população de Poços de Caldas com rapidez e eficiência.
– Buscar junto à Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais e o Ministério da Saúde, parcerias para ampliação do atendimento especializado (especialidades médicas diversas) à saúde do morador de Poços de Caldas.
– Elaborar novas propostas com as cidades da Microrregião, com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais e as entidades do município, objetivando a ampliação da rede de cuidados à pessoa portadora de necessidades especiais.
– Rever os protocolos clínicos de encaminhamento para as unidades de especialidades médicas, garantindo prioridade nos casos mais graves e propiciando acesso a exames considerados de extrema necessidade.
– Retomar as tratativas com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, para implantar, em Poços de Caldas, uma farmácia especializada para disponibilização de medicamentos de alto custo.
– Promover a integração dos projetos da Secretaria Municipal de Saúde com as Secretarias Municipais de Educação, Esporte, Promoção Social e Cultura.
– Promover articulação política para buscar recursos junto ao Governo Federal, Governo do Estado e aos municípios pactuados, para garantir o custeio dos serviços hospitalares.
– Implantar unidade de pronto atendimento na zona oeste, em local a ser escolhido, nas imediações do Centro Vilas Unidas, dotando esta região de atendimento 24 horas como já acontece na UPA na zona leste e Hospital Margarita Morales na Zona Sul.
– Implantar o Programa “Família com Saúde”, que visa garantir a saúde das famílias da cidade, tendo como principais ações: 1 – Ampliar a cobertura da estratégia de saúde da família para 100%, incluindo a região oeste. 2- Implementar a Rede Cegonha para proporcionar saúde, qualidade e bem estar às mulheres durante a gestação, parto, pós- parto, bem como o desenvolvimento da criança até os dois primeiros anos de vida.
– Promover mutirões de cirurgias eletivas reduzindo o sofrimento das pessoas, com prioridade para cirurgias ortopédicas.
– Criar o Programa “Amparo Psicológico e Social” para pessoas com sofrimento/transtorno mental, dependentes químicos e de álcool, com as ações:
a- Reorganizar os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) para atendimento de pessoas com sofrimento ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras substâncias químicas. As modalidades do CAPS deverão incluir atendimento para todas as faixas etárias com acolhimento noturno e observação para transtornos mentais graves e persistentes, abrangendo o uso de substâncias psicoativas (CAPS III) e abrangendo os transtornos pelo uso de álcool e outras substâncias ilícitas (CAPS ad III);
b- Criar serviços de Atenção Primária à Saúde (APS) específicos para transtornos mentais e dependências químicas (álcool e outras substâncias), que deverá funcionar em regime de 24 horas.
– Ampliar as Salas de Vacina com meta de 100% das Unidades de Saúde.
– Melhorar a infraestrutura da saúde, por meio de construções e reformas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) Caio Junqueira, Santo André e Unidades da Zona Rural, bem como equipar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
– Retomar a modernização do Hospital Margarita Morales e revitalizar o Hospital Zona Leste.
– Reestruturar as instalações do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) para ampliar as ações de prevenção e combate às doenças bilateralmente transmitidas entre pessoas e animais, bem como o controle de vetores de doenças.
– Aumentar o número de vagas para hemodiálise no município.
– Criar o Programa “Cuidando de quem cuida”: oferecer condições dignas de trabalho aos profissionais de saúde, com escalas, equipamentos, pessoal e EPIs adequados, evitando as infecções cruzadas e efeitos adversos advindos de más condições de trabalho.
Para a educação, destacamos que queremos educação de qualidade, gratuita e para todos é direito de cada poços- caldense. Para a Rede Municipal de Ensino, nossa proposta é aliar a valorização de todos os servidores da Educação às demandas de cada unidade, a partir de uma linha de trabalho bem definida.
Vale lembrar que na minha gestão, consegui zerar a demanda de vagas nas creches em 2015, com a construção de quatro novas unidades, além de entregar a escola Julio Bonazzi e a aquisição do Sesi, colocando 11 mil alunos em educação integral.
Em nosso plano de trabalho, constam propostas como:
– Garantir a participação democrática na elaboração do currículo da Rede Municipal de Ensino de Poços de Caldas, proporcionando aprendizado e formação cidadã, a partir do conhecimento reconstruído pelas crianças e jovens a partir de suas referências.
– Implantar o Programa “Educação Estratégica”: desenvolver planejamento estratégico para a Secretaria Municipal de Educação, envolvendo as Secretarias Municipais de Cultura, Esportes, Promoção Social e Saúde, com acompanhamento eriódico da execução das ações.
– Ampliar as vagas na Educação Infantil para as crianças com idade de 0 a 3 anos.
– Ampliar o kit escolar dos alunos das escolas públicas municipais com a inclusão dos materiais necessários para o desenvolvimento de atividades lúdicas.
– Retomar nosso projeto de ampliação do contraturno escolar, através da reestruturação e adequação do Plano Municipal da Juventude (PMJ).
– Garantir e ampliar propostas para efetivação das Leis 10.639/2003, 11.645/2008 e temas voltados a questões das pessoas com deficiência e da diversidade étnica, religiosa e cultural.
– Ampliar a oferta de cursos noturnos, sobretudo EJA e outros em parceria com os governos estadual e federal, articulado a cursos técnicos e profissionalizantes.
– Iniciar a implantação da Lei 13.935/2019, que dispõe sobre a prestação de serviços de Psicologia e de Serviço Social nas redes públicas de educação básica.
– Privilegiar a contratação dos servidores da educação por concurso público. Criar critérios transparentes e divulgação dos inscritos e classificados no processo de contratação de funcionários temporários, se for o caso.
– Apresentar um plano de acolhimento dos alunos e profissionais no período de pós- pandemia no que tange às questões sanitárias e pedagógicas nas instituições escolares;
– Incluir no currículo da rede municipal de Poços de Caldas temas como turismo e cultura da nossa cidade.
– Garantir a efetiva participação da comunidade escolar e dos profissionais da educação na revisão do Plano Decenal Municipal de Educação de Poços de Caldas.
– Construir um novo prédio para o Centro de Educação Infantil CEI Milton Ferreira Costa.
– Construir dois novos Centros de Educação Infantil, na zona leste e na zona sul.
– Reformar unidades educacionais municipais que apresentem necessidades de adequação estrutural e acessibilidade.
– Ampliar a equipe de atendimentos para reparos, consertos e manutenção geral nas unidades da rede municipal de ensino, dotando-as de insumos suficientes para a execução de seu trabalho;
– Investir na formação continuada dos profissionais da educação, propiciando acesso aos novos recursos e tecnologias digitais pedagógicas para favorecer o ensino e gestão da educação municipal como um todo.
– Fortalecer e ampliar o apoio psicológico aos servidores da educação.
– Avançar no cumprimento total da lei 11.738/2008.
– Realizar parcerias com universidades visando ao atendimento médico, psicológico e odontológico, dentre outros possíveis, aos alunos e profissionais da educação.
– Valorizar a Autarquia Municipal de Ensino como ator central nos processos de formação e capacitação de profissionais e trabalhadores da educação de Poços de Caldas e região e no fomento das políticas educacionais.
– Garantir as condições necessárias para o pleno funcionamento das bibliotecas escolares.
– Aproveitar o perfil de “Cidade Universitária” obtido nos últimos anos, propondo a criação de novos cursos nas instituições de ensino superior já instaladas no município, bem como desenvolvendo ações para atrair novas instituições de ensino superior que possam oferecer oportunidades de formação e emprego para os nossos jovens.
– Propor alterações legais para o auxílio-transporte para estudantes universitários, procurando sanar as limitações da lei vigente.
– Realizar revisão geral na política de estágios, ampliando os benefícios e dando melhores condições de formação profissional nos espaços da Prefeitura.
Site TV Poços – Um tema delicado em Poços de Caldas é a presença dos moradores em situação de rua. Na sua percepção, qual a melhor maneira de lidar com esta questão?
É um assunto que merece atenção e cuidado. Vale lembrar que na nossa gestão, inauguramos o Centro Pop e atuamos no atendimento de pessoas em vulnerabilidade e situação de rua. Para a próxima gestão, vamos ampliar os espaços para atendimento diuturno das pessoas em situação de rua.
Site TV Poços – Qual a principal contribuição que você pode dar à Poços de Caldas? O que te difere dos outros candidatos?
Eu sou morador de Poços há quase 30 anos, vivo aqui e conheço bem os problemas do nosso município, especialmente após ter sido prefeito. Temos a experiência necessária, bem como a vontade de trabalhar. Nosso plano de governo é perfeitamente exequível, com propostas práticas, viáveis e de continuidade de um trabalho que foi interrompido ao final da minha primeira gestão. Quem ama Poços de Caldas quer ficar. E quer mais! Quer de volta uma cidade economicamente forte, capaz de gerar emprego de qualidade, renda e desenvolvimento. Uma Poços que cuide com carinho e atenção do nosso bem mais precioso: a saúde. Uma cidade que tenha como prioridade número 1 as pessoas que aqui nasceram ou que escolheram construir suas famílias neste lugar maravilhoso. E quer mais ainda! Quer essa Poços para todos, em todos os bairros, de todas as regiões. E para isso, é fundamental investir em uma gestão preparada para responder com eficiência e responsabilidade aos desafios fiscais, financeiros e tecnológicos, que ganharam novos contornos a partir da pandemia do novo coronavírus.