Competição contou com inscrição de mais de 260 mil estudantes do 8º e do 9º ano das redes pública e particular do país
A Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE) 2024 acaba de divulgar o resultado de sua edição recorde: oito mil alunos do 8º e 9º ano foram premiados com medalhas, sendo 2.666 de ouro, em um evento que mobilizou cerca de 260 mil estudantes por todo o país. A competição, que contou com a participação de 48 concessionárias de distribuição de energia elétrica do Brasil, de todos os estados do país e do Distrito Federal, selecionou os melhores alunos em provas e desafios realizados entre os dias 7 e 12 de outubro.
Além das medalhas de ouro, prata e bronze, a competição garantiu uma premiação especial para os melhores alunos de cada estado, que receberão notebooks e serão homenageados em uma cerimônia em Brasília/DF no dia 27 deste mês, no SESI Lab. Os estudantes medalhistas de ouro, prata e bronze também avançam automaticamente para a 2ª fase da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) de 2025.
A DME Distribuição apoiou a iniciativa, reforçando seu compromisso com a educação e sustentabilidade em Minas Gerais, especialmente para Poços de Caldas.
Para Miguel Durante, Diretor Superintendente da DMED, foi desafiador e gratificante participar desta iniciativa. “Realizamos a premiação local dos alunos na noite desta quinta-feira, dia 14, no Auditório da PUC Minas Poços de Caldas, com a distribuição dos kits aos 80 melhores classificados, entrega de certificados e medalhas, e pudemos perceber o quão bem recebido foi esse projeto por alunos, escolas e professores. O aluno representante do nosso estado é da área de concessão da Cemig e segue para a premiação nacional que será realizada. Ficamos na expectativa agora das próximas edições”.
A edição de 2024 foi organizada pela EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, sob coordenação do Instituto Abradee, e viabilizada através dos recursos do Programa de Eficiência Energética gerido pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).