Poços de Caldas adere à Rede Integrada de Proteção ao Turismo de Minas Gerais

Foto: Reprodução/Prefeitura de Poços de Caldas
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

A Prefeitura de Poços de Caldas por meio da secretaria de Turismo iniciou o processo de implantação na cidade, da Rede Integrada de Proteção ao Turismo de Minas Gerais. A partir do Termo de Cooperação Técnica firmado entre a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e a Polícia Militar de Minas Gerais para promover a segurança pública na Cultura e Turismo, junto aos municípios mineiros, Poços iniciou a primeira ação de segurança na área.

A ideia dentro desta rede, segundo a Secult, é que sejam desenvolvidas ações como a mobilização de representantes de órgãos públicos, instituições, empresas das localidades envolvidas com o turismo, além das comunidades locais para, juntos, proporem soluções para a melhoria da segurança e da qualidade de vida da população.

A partir dessa integração, o município contará com a Patrulha do Turismo em parceria com a Polícia Militar local. Como uma das primeiras ações, um treinamento foi iniciado com os policiais que vão integrar o projeto, onde servidores do Turismo local puderam trazer conhecimento sobre diversos aspectos do setor da cidade.

O secretário municipal de Turismo, Ricardo Fonseca comentou sobre a importância da rede e até mesmo o incentivo gerado por parte do Estado. “Na recente vinda do próprio secretário de Turismo e Cultura Leônidas Oliveira à cidade, ele chancelou Poços sobre a importância de haver essa adesão à rede aqui. De imediato a secretaria realizou todo o trâmite para início e automaticamente cumprimos todos os pré-requisitos. Desde então as tratativas se iniciaram com a Polícia Militar para esta parceria. Nesta segunda-feira (18) inclusive, tivemos uma primeira ação com o treinamento dos militares destinados à Patrulha do Turismo, para conhecerem a história turística de Poços e os principais pontos vinculados ao turismo do município.”

Uma reunião com o Conselho Municipal de Turismo (Contur) também será realizada para que sejam apresentadas os principais gargalos em relação a segurança no Turismo e um próximo encontro será ainda promovido com a presença de todo o trade turístico local.

“Sem dúvida é mais um ganho para Poços em poder se tornar uma referência em segurança pública voltada ao Turismo. Vamos assim elevar a atratividade à cidade com benefícios para todo o setor envolvido direta ou indiretamente na área”, finaliza Ricardo.

O próximo passo dentro da Rede de Proteção ao Turismo será a ampliação para toda a região Sul de Minas, por meio do fomento junto ao Circuito Turístico Caminhos Gerais, também presidido pelo secretário Ricardo Fonseca.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.