Programa de Educação Ambiental da Polícia Miltiar tem início nas unidades de educação municipais

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Atuar de maneira integrada na busca pela preservação e melhoria do ambiente em que vivemos. Esse é o principal objetivo do Programa de Educação Ambiental (PROGEA), da Polícia Militar de Minas Gerais, cujas atividades tiveram início nesta terça-feira (28), nas unidades de ensino da Rede Municipal de Ensino de Poços de Caldas.

O Programa de Educação Ambiental da PM é voltado para alunos do 4º e 5º Ano do Ensino Fundamental. Em Poços, o programa é desenvolvido pela 18ª Companhia de Polícia de Meio Ambiente da PMMG, em parceria com as Secretarias Municipais de Educação e Meio Ambiente.

O PROGEA tem como objetivos estimular nos estudantes competências e habilidades para a adoção de comportamentos socioambientais, fomentar o processo de mobilização social, promover a compreensão das realidades ambientais e estabelecer relações positivas e diálogo contínuo entre comunidade escolar, família e poder público.

Pela Secretaria Municipal de Educação, a iniciativa conta com o apoio da Divisão de Projetos de Educação Complementar. “A Polícia Militar de Minas Gerais, através do PROGEA, combina metodologias, mobilizando a comunidade escolar e investindo na educação ambiental. Nossa gratidão à equipe da PMMG em especial a Sd Clara Ramos pela dedicação a esse projeto tão querido e especial para nós!”, destaca a coordenadora da Divisão de Projetos da SME, Letícia Borges.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Marcus Vinícius Ferreira de Moraes, e o diretor do Departamento de Meio Ambiente, Joelmar Lucas de Andrade, enfatizam a parceria e o apoio ao PROGEA, destacando a grande alegria pelo início das atividades, que, certamente, trarão grandes benefícios ao município e à sociedade poços-caldense através deste importante projeto socioambiental.

O PROGEA atua de forma proativa junto à comunidade escolar, buscando a aproximação com a comunidade e o desenvolvimento nos alunos da capacidade para identificar e buscar, de forma integrada, as soluções dos problemas e assim melhorar o ambiente em que vivem.

A Sd PM Clara Cristina Ramos é a profissional designada para o projeto. Ela passou por curso de formação de mediadores do PROGEA na RMBH. Durante o curso, a militar recebeu instruções na área de Educação, Comunicação, Planejamento, Práticas de Ensino, Psicologia, Mobilização Social, cuidados com crianças com necessidades especiais, entre outros, tendo sido a militar escolhida como destaque na formação.

Os estudantes participarão das atividades durante todo o ano “Estamos muito empolgados com o PROGEA na nossa cidade. O projeto beneficia muitas crianças e toda comunidade escolar. A conscientização ambiental é um valor importante na formação de caráter da pessoa, além de ser apresentada de maneira lúdica, facilitando o aprendizado”, ressalta a Sd Clara, da Polícia Militar do Meio Ambiente.

O programa utiliza material didático-pedagógico criado pelo Policiamento de Meio Ambiente, através de equipe multidisciplinar, além de avaliação de percepção ambiental por desenho e conceitos como “Pensar globalmente e agir localmente” e “Educação para o Pensar”.

Fonte: Prefeitura de Poços de Caldas

Beatriz Aquino

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.