Peças teatrais, patinadores, texto inspirado na obra de Oscar Wilde e contação de causos sobre a história e pessoas de Poços de Caldas, fazem parte da programação de comemoração dos 150 da cidade.
Nesta sexta-feira (9/12), às 19h, na Praça Pedro Sanches, o ator e diretor Nando Gonçalves apresenta o monólogo “O Amigo Fiel”. Inspirada na obra de Oscar Wilde, a história evidencia o valor da lealdade e da amizade. Em um novo contexto, a narração ocorre por meio de um velho andarilho que, por onde passa, com seu carrinho cheio de tralhas e flores, faz amigos e conta causos.
Já no sábado e no domingo (9 e 10/12), também na Praça Pedro Sanches, às 20h, a intervenção artística “Poços 150 anos, somos mais felizes por ter você aqui!” leva dois patinadores, uma atriz e um boneco de 5 metros de altura, iluminado e articulado, que farão interações com o público e distribuirão cartões com curiosidades e fatos históricos da cidade.
No sábado (10), às 10h, no Museu Histórico e Geográfico, “Museu Vivo com os Compadres” reconta a história do nosso Museu, que foi inaugurado em 28 de outubro de 1972, no antigo casarão do Country Club, onde funcionou por 24 anos, até ser transferido para a Villa Junqueira, em 1996.
Ainda no sábado (10), às 17h, o Centro de Artes e Esportes Unificado, o CEU da Zona Leste, recebe o espetáculo teatral “Causos de Passarinho e Os Detetives da Natureza”, que visa despertar o interesse das pessoas em observar e contemplar a natureza existente dentro da cidade. Os passarinhos da história são da região de Poços de Caldas e é possível encontrá-los em qualquer lugar da cidade.
“As malas e os trens…uai?” chega no PMJ João Monteiro, na terça-feira (13), às 9h. A proposta tem como objetivo ressaltar a cultura local e trabalhar a estética mineira poços-caldense de forma didática, extrovertida e pedagógica, por meio da contação de história e encenações teatrais.
Já na quinta-feira (15), às 20h, a peça “Jacques – Amor e Caridade” será apresentada na Fonte Pedro Botelho. A proposta pretende levar o teatro às ruas para contar a história de Jacques Rodrigues de Carvalho e seus feitos importantes para a cidade, integrando dança e teatro.
“A história de Pedro Botelho e a Origem de Poços de Caldas pelas águas sulfurosas” será a atração do sábado, 17 de dezembro, às 10h, também na Fonte Pedro Botelho, com dança e teatro para contar a história do local.
Na mesma data, no CEU da Zona Leste, às 20h, o ator Valber Rodrigues apresenta “Quando uma palavra nasce”. O espetáculo faz parte da pesquisa do autor sobre “autobiografias inventadas”, que investiga as metodologias e teatralidades do ato performativo de se contar a própria história.
Ao todo, são 25 ações que se integram à programação do sesquicentenário da cidade, nas seguintes linguagens artísticas: teatro,dança, circo, cultura tradicional, artes plásticas, artes visuais, fotografia e gastronomia, levando a riqueza e a diversidade da produção cultural local a espaços diversos para celebrar esta data tão especial para a cidade.