Teleatendimento para Covid-19 e saúde mental está disponível à população

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O paciente que tem dúvidas a respeito da Covid-19, que apresenta sintomas de síndromes gripais ou que sofre com outros efeitos da pandemia, como reflexos na saúde mental, tem mais um canal de atendimento, pelo telefone (11) 95474-2762. Para ser atendido é simples: basta adicionar este número na agenda do celular e enviar um Oi para iniciar a conversa por meio do aplicativo de mensagens WhatsApp. A partir daí, a Bela, nome dado a esta plataforma de comunicação, começa a interagir com o usuário, que deve escolher entre: 1 – Atendimento Online sobre o Novo Coronavírus; 2 – Informações sobre o Novo Coronavírus; 3 – Cuidados com a Saúde Mental; 4 – Outros, opção que direciona o usuário para informações gerais, como telefone de atendimento para denúncias de descumprimento das medidas de prevenção e número da Ouvidoria.

O teleatendimento online ocorre de segunda a sexta, das 8h às 17h e é feito por profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, com a oferta de atendimento em saúde mental e monitoramento/ orientação dos casos suspeitos. Nesta etapa, o paciente pode interagir com os profissionais por mensagens de texto, arquivos de áudio e chamadas de vídeo, pelo computador ou pelo celular, de preferência pelo navegador Google Chrome, por meio do aplicativo Watsapp.

Já a interação virtual é feita 24 horas por dia, sete dias por semana, por um menu numérico, que disponibiliza, atendendo aos pedidos do usuário, as respostas programadas para diferentes questões ligadas à Covid-19 e à saúde mental.

O paciente é monitorado por pelo menos três dias pela plataforma do serviço, caso apresente sintomas de COVID-19.
Importante lembrar que o teleatendimento não exclui o atendimento presencial e, que dependendo de cada caso, o paciente pode ser orientado a procurar as unidades de saúde do município, como o Centro de Enfrentamento à Covid-19, Ambulatório montado no primeiro piso do Hospital de Campanha ou a unidade básica de saúde mais próxima da residência.

Ao final de cada atendimento online, o paciente recebe a orientação de, para mais informações, acessar os canais oficiais da Prefeitura, do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS). A mensagem ainda alerta sobre a importância de não compartilhar fake news e sempre se informar em fontes seguras. O usuário também é convidado a avaliar o atendimento, atribuindo nota de 1 a 10, sendo 1 o equivalente a ruim e 10 o equivalente a muito bom. A disponibilização da tecnologia do teleatendimento em Poços, acontece por meio do parceiro técnico EloGroup, serviço disponibilizado para o município pelo Instituto Votorantim.

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