Considerados como grupo prioritário, membros da Tribo Xucuru Kariri em Caldas receberam as primeiras doses da vacina contra a Covid-19, disponibilizadas pelo Governo do Estado.
Nesta quinta-feira (21), pela manhã, agentes da Secretaria Municipal de Saúde de Caldas estiveram na aldeia para vacinar os integrantes da tribo. Ao todo a tribo conta com 152 pessoas, mas apenas 48 índios compareceram para serem vacinados, uma vez que de acordo com o Ministério da Saúde, a vacinação dos mesmos deve ser feita de forma voluntária. Os índios menores de 18 anos ainda não serão vacinados nesse primeiro momento, pacientes oncológicos, gestantes e lactantes precisam de autorização médica para receber o imunizante. O primeiro indígena a receber a vacina foi Paulo José da Silva, o Paulão, que declarou: “É uma felicidade muito grande, porque é triste demais ver as tribos que estão perdendo seu povo Brasil a fora”.
O Município recebeu 123 doses da vacina, sendo que a princípio o Estado havia anunciado que as duas tribos seriam imunizadas, mas logo depois chegou uma outra informação, dizendo que as doses para a tribo Kiriri ainda serão enviadas. A explicação é de que a tribo Kiriri entrou para a contagem do Ministério após a contagem inicial, assim eles devem receber a vacina em uma próxima etapa.