Foto: Gabriel Mancini Giudilli
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

O objetivo é finalizar o trabalho ainda nessa quinta-feira (10) para depois voltar a atenção apenas para o rescaldo e monitoramento

Alice Dionisio | 11h

Cerca de 50 pessoas, entre militares do Corpo de Bombeiros e voluntários, trabalham desde o último domingo (06) no combate às chamas em Águas da Prata.

O incêndio teve início no pé da Serra da Mantiqueira e por conta do período de estiagem, o fogo acabou se espalhando para o Parque Estadual da cidade, que abrange uma área de mais de 50 hectares de conservação de espécies da flora em extinção.

Segundo a prefeitura, dois helicópteros e dois aviões foram enviados pelo governo do estado para auxiliar no trabalho. As aeronaves levam cerca de 545 litros d’água e despejam em pontos estratégicos do incêndio.
Um acampamento de apoio foi montado na entrada do parque. Água, lanche, suco, isotônico e uma ambulância ficam disponíveis 24h para bombeiros, brigadistas e voluntários. Porém, o Coronel Briciurg, comandante da operação, pede que as pessoas sem treinamento não adentrem à mata. “Agradecemos a colaboração de todos e pedimos que tragam as informações para o Corpo de Bombeiros ou para nossos postos de comando” orienta.

Uma forma de ajudar que a Erika Lina encontrou foi produzir abafadores. “Graças as doações de pessoas que amam Águas da Prata, conseguimos realizar a campanha para arrecadar a matéria prima para produção. Estava difícil de encontrar pra comprar na nossa região, então se não tem vamos produzir, não é?!” afirma.

Cerca de 30 abafadores já foram feitos. Como a situação em Águas da Prata já está sendo controlada, o objetivo é ajudar a cidade vizinha, São João da Boa Vista, que sofre com o mesmo problema.

São João da Boa Vista

Moradores registraram o incêndio começando na tarde da última sexta-feira (04), na Serra da Paulista. A atriz Giovanna Lancelloti, que possui um sítio próximo ao local da área atingida tem usado as redes sociais – com mais de 8 milhões de seguidores – para pedir a ajuda das autoridades, inclusive do governador de São Paulo e agradecer o trabalho do Corpo de Bombeiros “Os bombeiros estão dando o melhor deles, mas realmente eles também estão de mãos atadas, porque o caminhão não entra ali na mata fechada e a mangueira deles tem uma capacidade de até 50 metros, então estão apagando ao redor mas o epicentro está só aumentando. Já foram dez quilômetros de mata perdida. O que a gente precisa é de reforço aéreo”, afirmou.

Emocionada, a atriz mostrou o “mar de fogo” que tomou conta dos arredores do sítio de sua família. Ela se disse “exausta” com a situação e deixou a entender que fará uma denúncia contra o dono de uma propriedade da região, por considerar que o incêndio teve início de forma intencional.

Segundo militares, a causa do incêndio ainda não foi confirmada. O local é de difícil acesso, devido a mata fechada e possui muitos buracos e paredões de pedra, o que atrapalha ainda mais o trabalho.

Animais silvestres

O centro universitário Unifeob iniciou a montagem de um hospital de campanha para socorrer os animais feridos nos incêndios que desde o final de semana destroem a vegetação do Parque Estadual de Águas da Prata e na Serra da Paulista, em São João da Boa Vista.

“Estamos com o hospital veterinário de prontidão para casos de emergência de animais silvestres que foram recuperados tanto na Paulista quanto na Prata. E além disso, estamos mandando uma equipe para o hospital de campanha para fazer triagem, no sítio da Maria Smith, no Km 7,5. A gente vai estar lá para os primeiros socorros”, afirma o reitor João Octávio Bastos Junqueira, em nota divulgada pela prefeitura de São João da Boa Vista.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.