Parlamentares conheceram os processos da Companhia
A Alcoa Poços de Caldas preza pelo relacionamento com comunidades e instituições da sua área de atuação, bem como com o poder público. É por isso que promove, mensalmente, o Alcoa de Portas Abertas (ADPA), programa para receber e apresentar os processos da Fábrica aos participantes.
Na última quarta-feira, 22 de novembro, foi a vez de receber membros da esfera legislativa de Poços de Caldas. Toda a casa foi convidada, participando os vereadores Pastor Roberto Santos, Pastor Wilson da Silva, Wellington Guimarães e Kléber Silva, que passaram a manhã conhecendo a estrutura, projeto e iniciativas da Alcoa. “Somos uma empresa transparente e fazemos questão de manter os públicos estratégicos informados quanto às nossas operações e formas de trabalho”, reforça a gerente de Relações Externas e Comunicação, Maria Cristina Gonçalves.
Além de conhecer a estratégia de desenvolvimento comunitário dos territórios de atuação da Alcoa, os vereadores receberam informações sobre os produtos desenvolvidos na unidade, essenciais para a vida moderna. Um tour pela Operação também fez parte da visita, com apresentações sobre as áreas de Mineração, Refinaria, Metal, Áreas de Resíduo de Bauxita (ARBs) e Filtro Prensa, tecnologia para disposição de resíduos secos.
“Conseguimos ver a seriedade dos trabalhos para colaboradores e moradores dos bairros que cercam a Alcoa. Isso traz tranquilidade para nós, representantes da população”, disse Pastor Wilson.
O Pastor Roberto Santos também avaliou os processos positivamente: “é uma empresa muito importante para a cidade. Fiquei maravilhado”.
As atividades do Parque Ambiental da Alcoa e do viveiro de mudas, importantes para a educação ambiental e a reabilitação de áreas, também fizeram parte da agenda. “Conhecemos mais sobre os processos da empresa: desde o início, na mineração, passando pela transformação do minério até a reabilitação de áreas com árvores nativas”, resume Kléber Silva.
“As ações de sustentabilidade são muito importantes para a empresa e, consequentemente, para a nossa cidade”, finaliza Wellington Guimarães.
Sobre a Alcoa Poços de Caldas
A unidade de Poços de Caldas (MG) é o marco inicial da história da Alcoa no Brasil, em 1965. Com 1.200 colaboradores (diretos e indiretos), a unidade foca em pesquisa, desenvolvimento e aplicações que têm o potencial de transformar a indústria do alumínio. Dedicada à produção de alumina, lingotes, tarugos e pó de alumínio, a planta destina para o mercado nacional e global produtos com baixa emissão de carbono que levam o selo EcoSource. Conforme a estratégia de mineração de baixo impacto da Alcoa, a unidade adota medidas para ampliar seu legado positivo. Não por acaso, em Poços de Caldas foi instalada a primeira planta de filtração da Alcoa no Brasil, mudando a disposição do resíduo de bauxita de úmido para seco – tecnologia referência para a indústria do alumínio, trazendo inovação e sustentabilidade para o processo. Ao mesmo tempo, o Parque Ambiental comprova, há 30 anos, a seriedade do compromisso da Alcoa com a recuperação de áreas mineradas, tendo a primeira trilha do estado de Minas Gerais em área reabilitada com mata nativa, sendo um espaço de educação ambiental e engajamento social.