Para além das comidas típicas, Poços de Caldas acrescentou solidariedade ao tradicional cardápio das festas juninas. Doações de voluntários e parceiros vão aquecer o 2º Arraiá do Centro POP 2022, que será realizado no dia 15 de junho, a partir das 8h, no Centro POP (Avenida João Pinheiro, 551).
Os usuários dos serviços do Centro POP serão recepcionados com um café da manhã com cachorro-quente, pipoca e algodão doce. A festa segue até o almoço, com cardápio especial oferecido pelo Banco de Alimentos de Poços de Caldas.
“Assim como o almoço especial de Natal, por exemplo, o Arraiá do Centro POP foi idealizado em consonância com a Politica de Assistência Social, que entende a pessoa em situação de rua como um sujeito de direitos. Muitos deles, exatamente por estarem nessa condição, não têm a possibilidade de celebrar as datas comemorativas. Nosso trabalho visa oferecer às pessoas em situação de rua oportunidades para que elas possam ressignificar suas trajetórias de vida, por meio de um trabalho permanente e integrado, sempre pensando na reinserção social”, destaca o secretário de Promoção Social, Carlos Almeida.
O coordenador do Centro POP, Joel Fernandes de Souza, informa que este tipo de iniciativa é de grande relevância para os usuários, que se sentem acolhidos e integrados, além da possibilidade de confraternização entre eles e as equipes de atendimento.
A população de rua é definida pela Política Nacional para a População em Situação de Rua, instituída pelo Decreto nº 7.053, de 23 de dezembro de 2009, como o “grupo populacional heterogêneo que possui em comum a pobreza extrema, os vínculos familiares interrompidos ou fragilizados e a inexistência de moradia convencional regular, e que utiliza os logradouros públicos e as áreas degradadas como espaço de moradia e de sustento, de forma temporária ou permanente, bem como as unidades de acolhimento para pernoite temporário ou como moradia provisória”.
Rede de Atendimento
Em Poços, a rede de atendimento da pessoa em situação de rua tem como porta de entrada o Serviço de Abordagem Social, que funciona 24 horas por dia. As equipes abordam as pessoas nas ruas, na tentativa de convencê-las a aceitar o acolhimento. Quando a resposta é positiva, a pessoa em situação de rua é encaminhada ao Centro POP ou a um dos abrigos institucionais parceiros da Secretaria Municipal de Promoção Social, onde é possível contar com higienização, alimentação, roupas e local adequado para dormir. Além da busca ativa, o serviço atende também a demanda da comunidade, pelos telefones 156, 3697-2645 e 98429-7288.
No Centro POP, é possível tomar banho, lavar roupas, se alimentar, participar de oficinas de convivência e passar por atendimento com psicólogos e assistentes sociais, além do encaminhamento aos abrigos, casas de passagem, Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e Consultório na Rua. No caso de migrantes, é feito também o redirecionamento à cidade de origem.