Cooxupé realiza 11ª Feira do Cerrado com foco em inovação e produtividade
Atualizado em 9 de fevereiro de 2026
Antecipando o período de colheita, a Cooxupé promoveu nos dias 4 e 5 de fevereiro, em Monte Carmelo (MG), a Feira do Cerrado 2026. Realizado em uma das regiões mais estratégicas da cafeicultura nacional, o Cerrado Mineiro, o evento chega à sua 11ª edição consolidado como referência para o setor, reunindo oportunidades de negócios, acesso a soluções e troca de conhecimentos voltados ao fortalecimento da produtividade e da gestão das lavouras.

A região do Cerrado Mineiro é reconhecida pela qualidade do café produzido e pela relevância econômica da atividade. Segundo dados da “Organização Região e Cerrado Mineiro”, a área responde por 12,7% da produção nacional, com uma média de 6 milhões de sacas produzidas anualmente.

O presidente da Cooxupé, Carlos Augusto Rodrigues de Melo, destacou a solidez do cooperativismo, citando que a cooperativa alcançou faturamento superior a R$ 17 milhões no ano passado.
O tema da feira deste ano, “Tradição e Inovação: Gestão Responsável, Cooperativismo Forte, Futuro de Oportunidades”, trouxe aos cafeicultores novas tecnologias, práticas de manejo e alternativas inovadoras focadas no aumento da produtividade e na sustentabilidade — características marcantes da cafeicultura da região.

Em um cenário em que os investimentos precisam agregar valor à atividade rural, como máquinas e equipamentos que reduzam custos e melhorem a qualidade, a feira também possibilitou aos produtores a antecipação na compra de insumos, incluindo fertilizantes, defensivos e produtos foliares, consolidando-se como uma estratégia eficiente diante das oscilações do mercado.
