Desde o dia 13 de outubro, o site da TV Poços começou a divulgar a série de entrevistas que realizou com os candidatos à prefeitura de Poços de Caldas. Dez perguntas foram enviadas no dia 1º de outubro, aos nove candidatos. Eles tiveram o prazo de uma semana para responder às questões e apresentar suas ideias e projetos.
Toda terça e quinta-feira será publicada a resposta de um candidato. O critério para a divulgação será a ordem alfabética, de acordo com o registro feito no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Dessa forma, o sexto entrevistado é João Alexandre, do SOLIDARIEDADE.
Confira na íntegra:
Site TV Poços – Qual sua história de vida no que se refere à sua atuação social quando “e em que nível já esteve ou está dedicado a alguma ação de interesse público?
Sou professor da rede pública e privada há mais de 15 anos em Poços de Caldas. Atuei na área cultural como gestor cultural e na assessoria de diversos municípios em políticas públicas. Nós últimos 8 anos estive como secretário municipal em Poços de Caldas e no município de Machado, desde a juventude sempre engajado em questões sociais, culturais, estudantis e educacionais.
Site TV Poços – Quais são as principais linhas programáticas de seu partido, quais suas figuras públicas mais conhecidas e seus valores ético-políticos?
O Solidariedade é um partido novo no Brasil, completou neste ano, 7 anos de existência e já com uma bancada de 14 deputados federais. O partido visa construir, por meio de uma parceria de compromisso em favor do bem comum, meios que fomentem a distribuição de renda, a igualdade e a solidariedade, promovendo a inclusão, a dignidade, o respeito à diversidade humana, ecológica e a valorização da vida. A principal liderança do partido atualmente é o deputado federal Zé Silva (MG) com forte atuação na agricultura, saúde, extensão rural, agricultura familiar e apoio aos trabalhadores da cultura.
Site TV Poços – O que você pretende fazer para garantir mais investimentos para a cidade, caso seja eleito prefeito neste momento de instabilidade político-econômica?
Sair do gabinete, do ar-condicionado do gabinete e trabalhar, correr atrás de recursos, emendas, solucionar o problema da CND da Prefeitura, sentar com Zema, Bolsonaro e investidores visando alavancar o mUnicípio para que o mesmo retome sua liderança no Sul de Minas.
Site TV Poços – Como avalia o papel dos servidores públicos em uma administração? Qual será sua meta de gastos com a Folha de Pagamento do pessoal que trabalha para a municipalidade?
O servidor é fundamental, merece ser valorizado, ter seus direitos garantidos, horas-extras trabalhadas e pagas, ponto facultativo mantido. Minha meta de gastos com pessoal será em conformidade com a lei, sigo leis e a constituição. Reduzirei dos 225 cargos comissionados, 70% deste absurdo, e valorizarei o servidor de carreira em cargos importantes.
Site TV Poços – Qual a sua proposta para atrair novas indústrias ao nosso município e melhorar a geração de empregos?
Doar áreas públicas paradas e improdutivas para pequenos, médios e grandes negócios seguindo o licenciamento ambiental. Estruturar o atual Distrito Industrial que atualmente tem dificuldade básica de conexão a internet por exemplo. Trabalhar com arranjos produtivos locais na área do café vulcânico, queijo, vinho, doce, cerveja artesanal, artesanato, azeite e outras potencialidades peculiares ao relevo e clima de Poços de Caldas. Aprovar nos primeiros meses de governo o Plano Diretor, desatualizado há 14 anos impedindo o desenvolvimento do município.
Site TV Poços – Quais suas principais propostas para o turismo local? Como se posiciona em relação à privatização dos pontos turísticos de Poços de Caldas?
Sou a favor da privatização dos pontos turísticos com observância a contrapartida da empresa concessária ao município. A pandemia mostrou nossa dependência do turismo e a importância dele para a economia local. Do garçom ao hoteleiro. O turismo deve ser profissionalizado, explorar nossa vocação de turismo cultural com a valorização de grandes eventos, o retorno de alguns esquecidos por esta atual administração como a Sinfonia das Águas. Potencializar outras iniciativas culturais, gastronômicas e esportivas.
Site TV Poços – Na sua opinião, quais os problemas mais graves a serem solucionados em nosso município?
Os problemas mais graves passam pelo social. Do desemprego a uma boa parte da população considerada invisível pela Prefeitura, vivendo em condições de pobreza. E os problemas estruturais que as últimas gestões não fizeram e estamos pagando um preço alto por isto. Plano Diretor desatualizado, lixão irregular, plano de mobilidade sem aprovação e indefinições sobre o transporte público que poderá afetar diretamente a população que depende do ônibus para trabalhar.
Site TV Poços – Faça uma avaliação da saúde e da educação em nossa cidade. O que melhoraria nessas áreas?
Temos uma excelente rede de saúde, cabe a Prefeitura manter os serviços, em especial alocando recursos nos hospitais Santa Casa e Santa Lúcia. Resolver a dívida com o IASM bastante comprometida nas últimas gestões que poderá jogar mais de 10 mil servidores e dependentes para rede pública de saúde gerando um colapso no serviço público. Em relação a pandemia, auditar os mais de 30 milhões de reais recebidos do Governo Federal para o combate ao coronavírus e para onde foi, ou, aonde está este recurso e intensificar a testagem da população. Tal como em caso de descoberta da vacina, abrir a rede de saúde durante 24 horas vacinando a população em massa. Na educação, temos uma rede de ensino bastante grande. Fazer valer o plano decenal de educação com validade até 2026 e criar um plano estratégico de retomada das aulas em um cenário de pós-pandemia se preocupando com a segurança das famílias, alunos e saúde do professor e do trabalhador da educação. Melhorar a infraestrutura física das escolas e valorizar a minha própria profissão, a de professor, a de educador.
Site TV Poços – Um tema delicado em Poços de Caldas é a presença dos moradores em situação de rua. Na sua percepção, qual a melhor maneira de lidar com esta questão?
Fortalecer a rede de proteção social, de acolhida e de humanidade com estas pessoas. Fortalecer parcerias com as entidades sociais, inclusive com o pagamento em dia. Cabe a Secretaria de Promoção Social ter a sensibilidade de entender cada situação e buscar resolvê-la.
Site TV Poços – Qual a principal contribuição que você pode dar à Poços de Caldas? O que te difere dos outros candidatos?
A contribuição de quem viveu a teoria, e a prática com resultados na gestão pública e de saber como fazer a
cidade recuperar a sua liderança no Sul de Minas. Me diferencio dos outros candidatos porque sou diálogo, do diálogo inclusive com quem pensa diferente de mim, já provei isto, a população precisa ser ouvida e o prefeito buscar soluções em parceria com a própria população que o elegeu. Lugar de prefeito não é no gabinete, é nas ruas, nos bairros, ouvindo a população, dialogando e resolvendo os problemas.
A proposta de governo do candidato está aqui