O Instagram comemora nesta terça-feira (6) seu aniversário de 10 anos. O app do Facebook, que fez sucesso pelos filtros para editar fotos, hoje é uma das principais redes sociais do mundo e traz inovações para celebrar a data com os usuários. Entre elas, um mapa de stories para relembrar suas postagens, linha do tempo dos principais marcos da rede e, até mesmo, a possibilidade de mudar o ícone do Instagram.
Nesta década de Instagram, a rede social passou por diversas mudanças e agora conta com funções de sucesso, como Stories, Reels e IGTV. Atualmente, 50% dos usuários assistem a vídeos na plataforma todos os dias. Essas ferramentas permitiram que músicas, gifs, efeitos e filtros se tornassem tendência entre os usuários.
Anunciado na última segunda-feira (5), o Instagram Shop, recurso que permite fazer compras pelos vídeos do IGTV, faz parte das novidades de aniversário e começará a ser testado no Reels até o fim do ano. A rede social também anunciou duas atualizações de bem-estar para diminuir assédio e bullying na plataforma: o Instagram vai ocultar automaticamente comentários possivelmente ofensivos e expandir o recurso de alerta de conteúdo ofensivo para quem postar insultos.
O Instagram se transformou na plataforma preferida para impulsionar os negócios. Apesar do crescimento do interesse, os especialistas em marketing digital avaliam que o potencial dessa rede social ainda não é utilizado em sua totalidade pelos mais de um bilhão de usuários espalhados pelo mundo, sendo 69,9 milhões deles brasileiros. Motorizado pela nova realidade mundial, o Insta teve crescimento de 5%, segundo dados divulgados pela própria plataforma no primeiro semestre de 2020. “O Instagram é um fenômeno! Ele é um gigante no mundo das mídias sociais e como todo gigante, possui número expressivo: mais de 1 billhão de usuários ativos. Dados como esse, atraíram muitas empresas e profissionais que enxergaram na rede social uma oportunidade para se aproximar do público, expandir sua visibilidade, construir relacionamento e fazer negócios. Não é por acaso que todas essas empresas estão lá” avalia Carol Affonso, jornalista e especialista em comunicação.
Se por um lado existe uma grande oportunidade, por outro existe um problema. Há empresários e empresas que acham que só porque as redes sociais são uma plataforma gratuita, é só sair postando que o resultado vem. Acreditam que tudo se resume à uma foto e uma legenda, ou a um bom vídeo. Porém é muito mais que isso e foi por isso que Carol resolveu criar o curso Instagram na Prática. “É preciso planejamento estratégico, afinal saímos da era industrial para a era da informação e, nesse cenário, o conteúdo é o coração das vendas, e o Instagram uma arma poderosíssima. Mas é importante frisar que esse canal não é para comunicação panfletária. É preciso ser entendido, humanizado e respeitado, sobretudo como meios de conexão com clientes” explica.
Instagram na Prática
“Para ter sucesso na rede, você precisa se profissionalizar! E, se você não sabe exatamente por onde começar nessa busca por conhecimento, eu criei um método que pode te ajudar a evoluir profissionalmente” explica a mentora do curso, Carol Affonso.
Instagram na Prática, é curso extremamente condensado, uma imersão em um turbilhão de informações práticas e aplicáveis com uma metodologia eficaz e rentável com mais de 550 alunos e 40 mentorados que se destacam como protagonistas de seus mercados e têm seus negócios acelerados por meio da comunicação estratégica e da Influência Digital.