Desde o Início da pandemia, os fisioterapeutas da rede pública municipal dos serviços de Reabilitação: Central (Rua Goiás), Leste (anexo ao Hospital da Zona Leste), Sul (anexo ao Núcleo de Especialidades Sul), e atenção asilar, foram direcionados para treinamento e suporte dos serviços de Urgência e Emergência da UPA e do Hospital Municipal Margarita Morales, capacitados para atuar também nestas unidades. Felizmente, a maior parte dos pacientes com Covid-19, consegue superar o período de internação e voltar para casa. A questão é que em alguns casos, sequelas precisam ser tratadas com o objetivo de recuperação plena e mais qualidade de vida. Os quadros podem apresentar desde pequenas sequelas respiratórias e vasculares até problemas de grandes proporções, como dificuldade de respirar e até a perda de funções motoras. Cansaço, fadiga, falta de ar e redução de capacidade pulmonar estão entre as queixas mais frequentes dos pacientes pós-Covid. Diante desta demanda, a Rede de Atenção em Reabilitação Física está preparada e já vem atendendo a estes casos, que podem ser encaminhados pelas equipes dos hospitais ou pelas unidades básicas de saúde, sempre que verificada esta necessidade. Nos últimos três meses, 23 pacientes com sequelas decorrentes do Sars-Cov-2, iniciaram tratamento e seguem sendo assistidos. Todas as unidades de reabilitação da Rede Municipal de Saúde contam com profissionais com ampla experiência clínica na área ou que foram capacitados para este trabalho.
Rede Municipal de Atendimento
Em Poços, a Rede de Atenção em Reabilitação Física é composta por clínicas de fisioterapia, além de ONGs – Organizações Não Governamentais – também custeadas pela Prefeitura e vinculadas ao SUS. O corpo clínico tem profissionais pós-graduados nas principais áreas de atendimento, como ortopedia, fisioterapia cardiorrespiratória, dermatofuncional e neurologia. Para ser atendido é necessária prescrição médica ou de profissionais habilitados pelo SUS de Poços. O ideal é procurar a unidade básica de saúde mais próxima de casa, para o encaminhamento e acompanhamento deste processo. Após isso, o agendamento é feito por telefone, pela equipe do local onde será oferecido o atendimento. Normalmente, a preferência é encaminhar o paciente para atendimento na clínica mais próxima de onde ele reside. O Serviço Municipal de Reabilitação Física é composto por três clínicas da Secretaria Municipal de Saúde e mais seis clínicas particulares, conveniadas ao SUS Municipal.
Cuidados na Pandemia
Houve a necessidade de redução dos atendimentos na ordem de 50% para implementação de medidas de contingenciamento nos serviços e garantir a segurança de pacientes e fisioterapeutas. Os três serviços de reabilitação próprios da Secretaria Municipal de Saúde estão em funcionamento e adotando medidas de extrema segurança para profissionais e pacientes, como a utilização de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e aferição de temperatura e oximetria antes da entrada dos pacientes para atendimento, além da implantação de questionário de pré-consulta, específico para prevenção à Covid-19.