Sabores do fim de semana: Cozinha Criativa ensina batata recheada e torta de banana na TV Poços
Atualizado em 6 de dezembro de 2025

A edição deste sábado (06) e domingo (07 de dezembro de 2025), sempre às 14h, do Cozinha Criativa traz ao público duas receitas que combinam simplicidade, sabor e aquele toque caseiro que conquista quem acompanha o programa: Batata Recheada com Linguiça e Torta de Banana com Castanha-do-Pará, acompanhadas ainda por uma calda especial de ameixa.
BATATA RECHEADA COM LINGUIÇA
Ingredientes
- 6 batatas grandes descascadas e cozidas
- 500 g de linguiça de porco fresca
- ½ xícara (chá) de bacon picado
- 1 cebola picada
- 1 tomate sem sementes picado
- 1 pimenta dedo-de-moça picada
- Sal, óleo vegetal, salsinha e molho de tomate a gosto
- Parmesão ralado para finalizar
Preparo
As batatas são escavadas no formato de pequenas canoas. A linguiça, sem pele, é frita até perder toda a água. Em outra panela, bacon, cebola, tomate e pimenta são refogados em um fio de óleo e misturados à linguiça.
O recheio preenche cada batata, que recebe parmesão por cima e vai ao forno sobre uma camada de molho de tomate. O prato é gratinado até atingir leve dourado.
A sugestão do programa é servir com brócolis ao alho e óleo.

TORTA DE BANANA COM CASTANHA-DO-PARÁ
Ingredientes
- 12 bananas nanicas maduras e firmes, cortadas em lâminas
- 1 xícara (chá) de farinha de trigo
- 1/3 xícara (chá) de leite
- 1 xícara (chá) de açúcar refinado
- ¼ xícara (chá) de óleo vegetal
- 3 ovos
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- ½ xícara (chá) de castanha-do-Pará triturada
- 1 xícara (chá) de queijo ralado
Preparo
A massa é feita manualmente, começando por ovos, óleo, leite e açúcar, seguido de farinha e fermento. As lâminas de banana são misturadas à farofa de canela com queijo.
Em forma de bolo inglês, a montagem intercala camadas de massa e bananas. O acabamento recebe queijo ralado antes de ir ao forno até dourar.

FAROFA DE CANELA
Ingredientes
- 1 colher (sopa) de canela em pó
- 2 colheres (sopa) de açúcar refinado
Preparo
Misture bem até formar uma farofa leve e aromática.
CALDA DE AMEIXA
Ingredientes
- 1 xícara (chá) de açúcar
- 2 xícaras (chá) de água
- 150 g de ameixa seca sem caroço picada
Preparo
Todos os ingredientes são cozidos até que a mistura adquira consistência espessa, com pedacinhos de ameixa que intensificam o sabor.
As receitas integram a programação semanal do Cozinha Criativa, que segue valorizando técnicas acessíveis e ingredientes tradicionais, sempre com apresentação às 14h pela TV Poços/ Rede Minas.